Cuidando bem dos lábios

Cuidando bem dos lábios

 

Os lábios no inverno costumam ficar bastante ressecados, podendo contribuir para a entrada de bactérias no organismo humano. Daí a necessidade de prevenção, redobrando os cuidados com o uso de hidratante labial, para prevenir às rachaduras e os ressecamentos provocados pelo frio do inverno. Segundo especialistas em dermatologia, as fissuras pequenas nos lábios, se não forem tratadas, podem atrair bactérias, e consequentemente infecções que podem causar danos ao organismo humano.

Cuidando bem dos lábios

De acordo com especialistas, a hidratação labial deve ser feita diariamente, seja com brilho ou gloss, batom ou produtos indicados para hidratação e tratamento dos lábios. No entanto, produtos como vaselina ou manteiga de cacau, são mais indicados para esse caso, pois fazem uma hidratação mais natural, evitando que os lábios fiquem ressecados pela perda de água que acontece nesse processo.

Como funciona a hidratação

Os médicos dermatologistas, informam que a hidratação funciona como uma proteção que evita a perda de água nos lábios. Diferente do que muitas pessoas pensam, a saliva não é indicada para protegê-los, pois elas contem enzimas digestivas que provocam, em alguns casos, até doenças, como dermatite irrritativa por exemplo, fazendo com que o indivíduo necessite de um tratamento médico mais sério. Os protetores labiais, ao contrário, da saliva que gera mais irritação, são essenciais para fazerem a cobertura da pele dos lábios.

Cuidando bem dos lábios

 

Frequência de hidratação

Segundo dermatologistas, a hidratação dos lábios deve ser feita, sempre que a pessoa tiver a sensação de secura na boca, quando deve utilizar nessa ocasião,manteiga, pomada ou batom. Além de hidratar a região labial várias vêzes ao dia, é importantíssimo cultivar o hábito de beber muita água, pois como todos sabem, ela é a principal fonte de hidratação do corpo humano.

Se alguém já estiver com algum machucado nos lábios, deve evitar o consumo de frutas cítricas, pois a acidez ajuda a prejudicar ainda mais a área sensibilizada pelo ácido. Quanto aos banhos muitos quentes, também não são indicados nesse período, pois também pioram a pele dos lábios, causando ressecamento. Os dermatologistas costumam orientar aos seus pacientes lavarem o rosto com água fria ou morna, mesmo se a estação do ano for o inverno.

A eficiência das receitas caseiras

As receitas caseiras utilizadas e transmitidas pelas pessoas mais idosas, como por exemplo, pomadas usadas contra assaduras (dessas que são usadas em bebês), nos lábios antes da pessoa se deitar para dormir, ajuda a prevenir rachaduras, renovando a pele labial. Esse procedimento é muito utilizado por pacientes que tomam remédios que apresentam sintomas como a sensação de secura na boca.

A pomada é efetiva, pois além de proteger, ajuda na cicatrização das fissuras. Outro problema que tem como consequência o ressecamento dos lábios, é o hábito que alguns indivíduos adquirem de dormir com a boca aberta, pela dificuldade de respiração nasal.

Esse comportamento aumenta as rachaduras labiais que ficam ressecadas por causa do frio. No entanto, vale ressaltar,que a finalidade da pomada é para ser usado na pele, embora tenha efeito cicatrizante, por isso é necessário cautela ao usá-la para não engolir o produto, prejudicando a saúde.

Cuidando bem dos lábios

 

Seguindo essas poucas orientações e cuidados, as pessoas conseguirão hidratar seus lábios ressecados e ao mesmo tempo, prevenirem-se contra possíveis infecções.

Beijos meninas e até amanhã!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.