25 de Setembro de 2017

Dietas: Mitos e Verdades

Muitas coisas são ditas em relação a dietas, mas quais dessas informações são verdadeiras?

dietas

Vou mostrar algumas perguntas que rolam por aí, seus mitos e verdades para esclarecer as suas dúvidas sobre as dietas.

 

Mitos e Verdades sobre Dietas

 

1. Para emagrecer é preciso comer várias vezes ao dia?

Verdade, sendo que o ideal é que se coma de 3 em 3 horas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Para os lanches intermediários o mais recomendado são frutas, barras de cereais, torradas e lanches naturais.

2. Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?

Mito, pois pular refeições faz com que o organismo crie um sistema de defesa para os momentos de stress. Logo quando muito tempo em jejum o organismo passará a estocar esse alimento na forma de gordura, para que quando houver outra “ameaça” como o jejum prolongado ele tenha reservas, além do que no jejum o metabolismo diminui fazendo o corpo gastar menos energia. Porém não se deve exagerar no jantar, pois à noite o metabolismo é naturalmente mais lento e se não tivermos gasto essas calorias durante o dia consequentemente elas viraram reserva na forma de gordura.

3. Beber água é bom para dietas porque ajuda a emagrecer?

Verdade. A água é sim um grande aliado no processo de emagrecimento, mas não faz milagres. Um estudo americano verificou que uma dieta de baixas calorias aliada a ingestão de água antes das refeições promoveu uma perda de peso 25% maior do que no grupo que fez apenas uma dieta de baixas calorias. Vale lembrar que apenas um copo durante as refeições já é suficiente.

4. Beber durante as refeições engorda?

Mito. Nenhuma bebida engordará mais se ingerida durante as refeições ou após elas. O que acontece (Verdade) é que a ingestão de líquidos em excesso dilata o estomago prejudicando a digestão, principalmente as bebidas gaseificadas.

5. Tomar chá verde pela manhã ajuda na perda de peso?

Verdade. O chá verde pertence à classe de alimentos termogênicos, ou seja, o corpo precisa gastar mais calorias para absorver seus nutrientes, além disso, é um alimento diurético e ajuda a eliminar toxinas e consequentemente desinchar. Para obterem-se os benefícios dessa erva deve-se consumir no mínimo 4 xícaras de chá por dia.

6. Dormir mal ajuda ganhar peso?

Verdade, pois uma boa noite de sono esta ligada liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer. Esse neurotransmissor também é liberado quando ingerimos açúcar, logo o organismo tende a compensar a falta de serotonina pela noite mal dormida, ingerindo açúcar. Além disso, uma noite de sono ruim desregula a produção do hormônio que ajuda a adormecer, a melatonina; a falta desse hormônio aumenta a produção de grelina, hormônio esse que aumenta o apetite.

7. Comer assistindo televisão engorda?

Mito. Não é o fato de comer assistindo televisão que engorda e sim (Verdade) que quando estamos assistindo TV e comendo a tendência é comer mais, pois o cérebro não está concentrado na refeição, o que retarda a produção do hormônio que da a sensação de saciedade. Porém não é somente a televisão que faz isso, comer lendo ou mexendo no computador também tem o mesmo efeito.

 

Agora você já sabe como começar suas dietas sem erro! Boa Sorte!

 

Beijos e até amanhã ;) !

2 Comentários

  • Responder
    ELIZETH NOGUEIRA,ADOREI
    02/06/2013

    ADOREI

  • Responder
    ELIZETH NOGUEIRA,ADOREI
    02/06/2013

    E BOM ÁS VEZES AGENTE SABER SOBRE ALGUMAS DIETAS PRA NÃO FAZER AS COISAS ERRADAS ADOREI