Stress pode causar queda de cabelo
Nada que combine melhor com a agitação da vida moderna que o estresse, não é mesmo? Hoje em dia com tantos compromissos, pressão, trabalho, violência, entre outros, é praticamente impossível não ter nenhum nível de estresse. O estresse nada mais é que uma reação do corpo humano à determinada situação, seja ela passageira ou não. Os níveis mais altos do problema não só afetam a vida social, como também nossa saúde. Entre um dos sintomas está o enfraquecimento e a queda dos cabelos. Patrícia Maciel, terapeuta capilar, conta que há 10 anos o perfil das pessoas com queda de cabelo provocada pelo estresse era de homens com mais de 50 anos, já nos dias atuais ela recebe homens e mulheres entre 16 e 42 anos.
O cabelo tem um ciclo de vida que é divido em três fases: crescimento dos fios – Anágena; repouso – Catágena e a queda – Telógena. A maioria dos fios de nossa cabeça está em crescimento, período que dura de 2 a 6 anos. A fase de repouso dura em torno de três meses e acaba com a queda do cabelo. Normalmente perdemos de 50 a 100 fios por dia. O estresse influência na imunidade do organismo e provoca alterações hormonais nas mulheres, deixando o corpo mais vulnerável a diferentes desiquilíbrios. No caso dos cabelos, o problema faz com que os fios entrem precocemente na fase de repouso, além de contribuir para o aparecimento da seborreia, caspa e para o embranquecimento dos fios.
Caso perceba um aumento na queda de suas madeixas, não hesite em procurar um especialista. Somente ele poderá identificar a causa do problema, que pode aparecer também devido à anemia, infecções, funcionamento irregular da tireoide, hereditariedade, entre outros.
Ao confirmar que a causa é o mesmo o estresse, existem tratamentos adequados para solucionar o problema. É preciso cuidar dos cabelos e também da sua saúde física e mental em paralelo. A prática de atividades físicas e relaxantes, uma alimentação apropriada com alimentos leve à noite, chás; evitar assistir filmes e programas violentos, saber organizar seus horários, conversar sobre os seus sentimentos e boas horas de sono são algumas das coisas que ajudarão a reduzir o seu nível de estresse. Segundo a terapeuta capital Patrícia Maciel, fazer um chá de erva cidreira, erva doce ou camomila antes de dormir ajuda muito a relaxar e ter uma boa noite de sono. Ela indica também duas receitas para evitar a queda do cabelo: você deve espremer um dente de alho e passar o sumo no couro cabeludo cerca de duas horas antes de lavá-lo; passar a parte gosmenta da babosa no couro.
–
Aliado a isso, vitaminas, remédios fitoterápicos, massagens capilares farão com que o seu cabelo retome a vida.