Os segredos de uma boa depilação
A depilação é um dos pesadelos para a maioria das mulheres, não só pela dor do momento, mas também pelo inconveniente que algumas técnicas provocam, como irritação na pele, dor, manchas e até hematomas. Para evitar que esse tipo de coisa aconteça é preciso procurar o método ideal pra você e escolher um lugar de confiança com profissionais qualificados. Os segredos de uma boa depilação
Confira os segredos de uma boa depilação
Antes de tudo vamos explicar algumas dúvidas frequentes e alguns mitos. Alguns mitos sobre o processo são verdadeiros, por exemplo, a depilação com cera ou com alguma técnica que retira o pelo pela raiz realmente afinam os pelos, já raspar com lâmina pode engrossá-los. Às vezes depois da depilação aparecem “espinhas” no local, elas são na verdade uma inflamação na saída do pelo normalmente acontece por causa de pelos encravados, quando não conseguem perfurar a pele para nascer acabam inflamando. O pelo encravado pode ainda deixar manchas na pele.
Antes de ir para a depiladora, você pode fazer uma esfoliação na pele, evite usar cremes muito hidratantes ou óleos corporais, o ideal é que a depilação seja feita com a pele totalmente limpa, sem nenhum produto. Isso previne infecções e até mesmo o aparecimento de pelos encravados. É importante também deixar de lado produtos que contenham ácido duas semanas antes de depilar, eles facilitam a descamação da pele. Depois do procedimento recomenda-se o uso de sabonete neutro para a limpeza e de hidratantes suaves, com calêndula ou camomila que acalmam a pele e amenizam a irritação causada pela depilação. Evite usar talco, produtos a base de álcool e cremes pesados. Nas axilas tente não usar nenhum desodorante por pelo menos 12 horas. Muito calor também agride a pele, que já está sensível depois do processo todo, então fique longe de muito calor como em sauna ou perto de fornos e, é claro, não tome sol.
Esses cuidados são válidos para os diferentes tipos de depilação, conheça os detalhes deles e escolha qual é o melhor para o seu caso:
Cera:
É um dos métodos mais usados pelas mulheres, é bacana porque pode ser feita com o produto quente que dilata os poros e facilita a retirada dos pelos o que diminui a dor, ou com folhas de cera fria, vendidas em farmácias que são bastante práticas. Saiba quais são as vantagens: a retirada dos pelos pela raiz, que faz com que eles afinem e garante um resultado longo, mais ou menos 20 dias. Como ela afina os pelos a quantidade deles passa a diminuir com o tempo. Os últimos lançamentos de cera contêm em sua formulação substâncias que acalmam a pele como camomila e aloe vera. Já as desvantagens começam pela dor, ela varia de pessoa para pessoa, mas existe. Além disso, pode provocar o aparecimento de manchas, principalmente em pessoas com a pele mais morena e negra. A dica para quem tem esse tom de pele é usar o produto frio.
Cremes depilatórios:
Eles são feitos a partir do tioglicolato, que é uma substância química usada nos procedimentos de alisamento de cabelo. Ela age quebrando a estrutura do fio, até que ele seja destruído. A principal vantagem é que como não arranca o pelo pela raiz é totalmente indolor, por outro lado, diferente das lâminas o pelo demora um pouco mais para crescer, porque o tioglicolato diminui o processo de crescimento. Além disso, a maioria dos cremes é bem hidratante e deixam a pele macia e lisinha depois da aplicação. Já o lado ruim é que os pelos engrossam e normalmente o cheiro do produto é muito forte. Em algumas pessoas pode causar alergia, principalmente se você tem pele sensível, por isso antes de usá-lo, faça um teste numa área pequena. E tome cuidado com o tempo em que o produto fica na sua pele, pois se passar muito do recomendado pode causar até queimaduras.
Depiladores elétricos:
Eles são feitos com lâminas também, mas diferente dos aparelhos de barbear arranca o pelo pela raiz porque têm uma espécie de rolamento que enrosca os fios e os puxa para retirar completamente. A grande vantagem nesse caso é a praticidade, o custo da maquininha varia de 150 a 500 reais, mas é um bom investimento, pois a maioria deles dura cerca de seis anos. Além de arrancar o pelo pela raiz, são ótimos porque você não corre o risco de se cortar como com as lâminas convencionais e você pode fazer a depilação em qualquer lugar. A maioria deles é recarregável com bateria. Por outro lado, é preciso tomar cuidado para não puxar a pele junto com o aparelho, isso pode causar graves hematomas, portanto não é indicado para depilação das axilas, virilha e entre as coxas, onde a pele é mais sensível. Alguns aparelhos não podem ser lavados, o que deixa mais difícil a higienização.
Depilação a fio:
Existe uma técnica egípcia que necessita de um profissional qualificado e muito hábil. Ela é feita com uma linha de costura de poliéster, totalmente descartável e elimina até 99% dos pelos pela raiz. A principal vantagem dessa técnica é que não precisa esperar os pelos crescerem para fazer! Ela funciona até quando eles estão curtinhos e também não causa muitos pelos encravados. Além disso, é menos dolorida e não provoca alergias.
Depilação a laser:
É feita com aplicação de laser na região. O método é eficiente, mas normalmente demorado. Há três tipos de laser: o Phoroderm, indicado para pessoas com pele clara e pelos escuros; o Epilaser, também indicado para esse tipo de pele; e o Light Sheer, que é um dos últimos lançamentos recomendados para pele morena e negra. Para a eliminação total dos pelos são necessárias várias sessões, normalmente dois anos de aplicação.Além disso, um ponto negativo é que a pessoa não pode tomar sol pelo menos duas semanas antes das sessões.
Depilação com lâmina:
De todos com certeza é o mais prático e barato, além de ser indolor. Essa opção é ótima para compromissos de última hora, mas possui várias desvantagens. O pelo cresce mais rápido, dura um ou dois dias no máximo; pode causar alergia, provoca pelos encravados e os engrossa. Uma dica legal é usar condicionador de cabelo ao invés de sabonete ou espuma de barbear, o condicionar funciona como um lubrificante e facilita a raspagem. Tome cuidado também para não se cortar.
Espero que tenha ajudado 😉
Beijos Beijos e até a próxima!