Hidratar os cabelos em casa é possível e a gente ensina!
Cabelo bem hidratado é sinônimo de cabelo saudável. Normalmente a desidratação capilar pode ocorrer por influência de fatores externos, como o sol o vento e a poluição, fatores internos como alimentação incorreta, stress e também por utilização de químicas como descolorações, tinturas etc. Cabelos desidratados apresentam aspecto opaco por que as suas cutículas estão abertas. As cutículas abertas além do aspecto opaco agiliza a perda de nutrientes essenciais à saúde dos fios.
Com a correria do cotidiano nem sempre é possível ir até um salão realizar o procedimento de cuidado dos fios com um profissional, mas saiba que isso não é motivo para ter cabelos descuidados, é possível sim fazer uma boa hidratação em casa e garantir a beleza dos seus fios o ano todo.
Quer saber como garantir um brilho extra nas mechas sem precisar sair de casa? Então aproveite, pois o blog Beauty Display consultou especialistas e preparou um conteúdo especial para você!
Primeiramente, ressaltamos que uma hidratação realizada pelas mãos de um profissional tende a ser mais potencializada graças a paciência e a técnica que os cabeleireiros possuem para aplicar o produto de maneira adequada. Portanto, fique atenta, prepare-se com as nossas informações e aproveite a hora do banho para hidratar as madeixas.
Produtos que utilizaremos:
- Xampu limpeza profunda
– Xampu hidratante
– Máscara de hidratação
– Pincel de tintura
– Pente de dentes largos
– Toalhas
Opcional: Touca térmica e Luvas1- Antes de começar a hidratação, use o xampu antirresíduos para garantir uma limpeza profunda. Enxágue bem. Se necessário, repita a operação. Os xampus de limpeza profunda tem o ph mais alcalino, que abrem mais as cutículas facilitando a limpeza de oleosidades, restos de queratina e outras sujidades. Normalmente os xampus deste tipo tem o ph entre 6 e 7.
2- Em seguida, utilize um xampu hidratante específico para o seu tipo de cabelo. Enxague.O uso de condicionador neste momento não é necessário, pois a hidratação proporcionará o condicionamento ao cabelo. O uso dele pode tornar-se excessivo, deixando o cabelo pesado.
Nada de cabelos ensopados! O ideal é secar o excesso de umidade com uma toalha antes de começar a aplicação da máscara, pois senão o produto ficará muito diluído na água dos próprios fios, comprometendo o resultado final da hidratação.
Lembre-se de pentear os cabelos com um pente de dentes largos para desembaraçá-lo.
3- Prenda todo o cabelo com uma presilha ou piranha, e vá soltando e separando mecha por mecha no momento de aplicação do produto. Utilize um pincel de tintura para passar o produto, começando pela nuca até a parte frontal da cabeça. Deixe em pausa por 5 minutos ou o tempo estipulado pelo fabricante. Enxágue.
No tempo de pausa você pode utilizar-se de touca térmica ou de uma toalha quente para potencializar os resultados da hidratação.
As chances de atingir todos os fios será maior se você seguir corretamente este processo. Massagear o cabelo também ajuda na penetração do produto.
4. Aplique o Condicionador, deixe por 1 minuto e enxágue.
Não vejo a necessidade de um produto de finalização, mas se precisar secar os cabelos, depois de secos, finalize com um silicone de brilho ou um leave-in. O que mais se adaptar aos seus cabelos.
As máscaras de hidratação, geralmente, tem o ph ácido em torno de 2,5 a 3. Este ph está entre o suco de um limão e o vinagre. Aconselhamos então a utilização de luvas durante a sua aplicação.
A utilização das luvas também são aconselhadas quando você não tem ou não encontrou o pincel de tintura. Calce as luvas e aplique a máscara com as próprias mãos, retirando o excesso com um pente de dentes largos.
Lembramos que a frequência de realização do processo depende do tipo de cabelo. Os ressecados e coloridos exigem hidratações semanais, já os normais e oleosos podem ser hidratados a cada 20 dias.