Entenda a Estrutura do fio de Cabelo e suas três partes importantes
Hoje iremos explicar a estrutura do fio de cabelo e suas três partes importantes. Você também irá saber qual a função da queratina e como o brilho é gerado. Confira!
O cabelo cresce a partir dos folículos pilosos ou bulbos capilares. Sendo constituído principalmente cerca de 88% de proteínas. Essas proteínas são de um tipo fibroso e firme, conhecido como queratina.
O fio de cabelo, da raiz à ponta é constituído por três parte importantes, são elas a Cutícula, o Córtex e a Medula.
Conheça as três partes importantes da estrutura do fio de cabelo
Cutícula
Camada mais externa da fibra capilar. Formada por escamas sobrepostas que lembram as escamas de um peixe, tem a função de proteger o fio e é responsável pelo brilho e pela maciez. A cutícula pode sofrer agressões externas (sol, vento, chuva, poluição, cloro e outras substâncias presentes, principalmente, na água da piscina), mecânicas (escovar e pentear) e químicas (alisamento, relaxamento, permanente, colorações e reflexos).
Córtex
Representa cerca de 90 % da fibra e é formado quase totalmente por proteínas (principalmente queratina) e grânulos de melanina (pigmento que estabelece a tonalidade do cabelo. Além disso, garante elasticidade ao fio e define sua forma: liso, anelado ou étnico.
Medula
É a parte mais interna do fio, sobre a qual pouco se conhece. Até mesmo sua função ainda não foi descoberta.
Entendendo a estrutura dos fios
Queratina
A queratina é a principal proteína, constitui 80% dos fios e faz as ligações da fibra capilar. Dá uma estrutura tridimensional que confere resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. Na parte mais externa dos fios, há uma cutícula, uma camada de escamas protetoras, que, sem cuidados, vai se tornando áspera e enfraquecida. Então ela acaba não retendo água nem queratina; o cabelo fica poroso e não brilha.
Brilho
O brilho nada mais é do que uma reflexão da luz em superfícies lisas, mas você já deve ter visto vários cabelos cacheados muito bem tratados e tinham um brilho fora do comum. Isto porque a superfície lisa a que nos referimos não é em relação à estrutura (lisa/cacheada) e sim à porosidade dos fios (escamas abertas ou fechadas).
Aspecto encaracolado
A estrutura dos fios (HS-SH) se dá devido ao fato da queratina interagir entre si através de pontes de hidrogênio, ligações muito fortes, que ocorrem entre os S de uma molécula e o H de outra. A falta de disponibilidade de hidrogênio faz com que a competição por esse material aumente, causando um torcimento da fibra em torno de seu próprio eixo, dando o aspecto encaracolado.
Espero que tenham gostado da explicação!
Beijos Beijos e até a próxima! :tchau: