Entenda a relação entre PH e cabelos
Após praticar o alisamento químico, surge uma dificuldade imensa em encontrar o produto ideal para cuidar dos fios.
Até bem pouco tempo atrás se falava muito em fórmulas sem sal, já hoje em dia um novo termo passou a ser discutido quando se trata dos cabelos: PH
PH é a sigla para potencial hidrogenico, que nada mais é que o fator que determina o grau de acidez e alcalinidade de todo produto que contenha água em sua fórmula.
Para compreender uma pouco melhor, vamos a um exemplo: A escala vai de 0 a 14 o índice 7 é o neutro. Ao se deslocar na escala, os valores inferiores a 7 estão caminhando para o índice ácido e os valores superiores ao índice alcalino.
Tanto o PH da pele (entre 5,5 e 6,5) quanto o do cabelo (entre 4,5 e 5,5) são ligeiramente ácidos.
Estudos mostram que os produtos com o PH baixo penetram mais na fibra capilar, e isso faz com que os fios recebam uma nutrição e hidratação mais intensa.
Quando o cabelo recebe alisamento químico, precisamos prestar mais atenção ainda, pois com os fios danificados, ele precisa de uma hidratação eficiente para diminuir os danos.
O PH balanceado de um shampoo deve ser similar ao da fibra capilar (em torno de 4,5 a 5,5), por ser capaz de abrir as escamas do fio e promover a limpeza, sem agredir a cutícula capilar.
Já os condicionadores e cremes em geral, inclusive creme de tratamento e tratamento de choque, devem ter PH mais baixo para que os ingredientes ativos possam penetrar na fibra capilar, proporcionando assim uma a hidratação, facilitando a selagem das escamas e o realinhamento da fibra capilar.