E agora? Qual pente é ideal para os meus cabelos?
Escova grande ou pequena? Redonda ou oval? De metal ou de madeira? São tantas opções que na hora de escolher uma escova para os cabelos, chegamos a ficar perdidas, diante de tantas formas, cerdas e diâmetros diferentes. Neste mundo de variedades, quem acha que toda escova é igual, está totalmente enganada, a verdade é que cada uma possui uma finalidade. É importante pesquisar e saber qual é a escova ideal para os seus cabelos, pois de certa forma, ela irá contribuir para o resultado do seu penteado diário e também para a saúde dos fios.
Convenhamos que pé um grande desafio descobrir e entender como cada uma delas funciona, para então escolher a que melhor se encaixa com você. Para te ajudar nisso, nós preparamos este post com dicas de cabeleireiros profissionais que lhe ajudarão de uma vez por todas a escolher a escova que penteará suas madeixas.
Primeiramente, na hora da escolha, deve -se levar em consideração a espessura do fio e a finalidade de uso, que pode ser desembaraçar, escovar, alisar, pentear ou até mesmo massagear o couro cabeludo.
Cabelos lisos
A escolha da escova para este tipo de cabelo depende da grossura do fio. Se eles forem muito finos, opte por uma escova de cerdas naturais retas e unidas, que penteiam e desembaraçam os fios sem agredir. Caso seus fios sejam mais grossos, o ideal é investir em escovas de cerdas nais firmes e separadas.
Se você deseja desembaraçar os cabelos enquanto eles estão molhados, escolha uma escovinha de plástico, que se encaixa na mão e possibilita um desembaraçar sem agressão, já que os fios molhados são mais sensíveis. Lembre-se de começar a escovar pelas pontas. Para os cabelos secos, uma boa opção é a escova com cerdas de madeira, que não deixam os fios elétricos.
Quer deixar seus cabelos mais volumosos? Então escolha uma escova de cerdas mistas juntas, em formato grande e redondo. Escove com secador, junto contrários ao crescimento dos fios.
Cabelos danificados
É o tipo de cabelo que mais exige cuidados na hora de escovar, graças as agressões e por estarem com a estrutura danificada. Dê preferência a escovas com cerdas naturais, como as de javali, que escovam os fios com suavidade. Outra boa opção é escovar os cabelos com um pente de dentes largos e separados, sempre começando a escovação pelas pontas dos fios.
Cabelos enrolados ou crespos
Não há muito segredo na escolha da escova para cabelos enrolados ou crespos. A regra básica é: quanto mais grosso o fio, maior deve ser o espaçamento entre as cerdas, principalmente se a intenção é pentear os cabelos molhados, para deixá-los naturais. Um pente de madeira também é uma ótima opção para cabelos muito enrolados ou crespos. Desembarace começando sempre pelas pontas, para não danificar os fios com nós.
Se você pretende escovar os cabelos com secado para deixá-los lisos, utilize uma escova grande e redonda, de cerdas mistas, firmes e unidas. Agora se a sua intenção é secar os fios com difusor para deixá-los cacheados, utilize uma escova ou pente com dentes espaçados para secar as madeixas. Feito isso, use somente os dedos para ajeitar os cachos.
No caso dos cabelos curtos e volumosos, é indicado o uso de uma escova média de cerdas mistas. Utilize-a para alisar e diminuir o volume com ajuda de um secador, escovando sempre no sentido do crescimento dos fios.
Entendendo os tipos de cerdas
– De madeira: são específicas e recomendadas para tirar a eletricidade dos fios. Devem ser usadas no cabelo já seco e desembaraçado e exigem maior conservação.
– De javali: têm grande durabilidade e são de fácil conservação. Podem ser usadas em qualquer tipo de cabelo, com a finalidade dependendo do formato da escova.
– Mistas (de javali com nylon): são as mais vendidas porque servem para modelar, pentear e desembaraçar.
– De metal: têm grande durabilidade e são indicadas para desembaraçar os fios, mas devem ser usadas com cuidado porque escovadas mais bruscas podem machucar o couro cabeludo.
– De nylon: são as mais comuns no mercado. Duráveis, se adaptam a qualquer tipo de cabelo e são usadas para diversos fins, dependendo do formato da escova.
Conservando sua escova
Para você manter a sua escova nova por muito tempo, pelo menos a cada dois meses, lave a com água morna e shampoo e deixe secar ao natural. As feitas de madeira ou metal devem ser secadas com secador.