Doenças causas pelo consumo excessivo de álcool
Estilismo. É essa a doença conhecida pelo conjunto de diagnósticos relacionado ao consumo excessivo do álcool. Ela afeta todas as funções do organismo e também os nossos sentidos, como falha na memória, alternância no humor, perda de consciência, e distúrbios do sono, de ansiedade e sexuais.
A ingestão de bebidas alcoólicas pode proporcionar uma aparente sensação de relaxamento, mas o seu uso constante pode causar diversos problemas hepáticos: hepatite alcoólica, excesso de gordura no fígado, e em casos mais graves a cirrose.
Os órgãos mais atingidos são o coração, cérebro, o sangue e principalmente o fígado, que é responsável por destruir as toxinas ingeridas e produzidas pelo nosso corpo.
A medida que o álcool avança em nosso corpo, aumenta a probabilidade do desenvolvimento de doenças hepáticas, pois o acumulo de gordura no fígado é maior e também pela deficiência gerada na produção de alguns hormônios, como a insulina, que pode levar a diabetes.
Os sintomas dessas doenças são inchaço e dor abdominal, ganho de peso involuntário (devido ao acumulo de líquido), sede excessiva, febre, entre outros. O tratamento é parar imediatamente com o consumo das bebidas alcoólicas, e em alguns casos o uso de hormônios.