Diferença entre os cremes para o dia e para a noite
Vários rituais de beleza já fazem parte do dia a dia de muitas mulheres, mas às vezes as tarefas são tantas que alguns detalhes acabam passando desapercebidos, como por exemplo os cremes para o rosto.
Existem aquelas para uso diurno e os para uso noturno, mas qual a diferença entre eles?
Quem explica isso é Mika Yamaguchi, farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos: os cremes do dia precisam combater, principalmente, os radicais livres gerados pela radiação solar, poluição, entre outros fatores. Além disso precisam fornecer energia para as células para que suportem o stress gerado pelo excesso de toxinas que são produzidos diariamente, enquanto que os cremes para a noite precisam ter ativos que potencializem a renovação celular, pois é durante a o período noturno que as células estão mais aptas a se renovarem e absorverem mais nutrientes, repondo assim a imunidade e as defesas para o dia seguinte.
Ativos como o Hyaxel são bem comuns nos componentes do creme noturno, esses ácidos acaleram o processo de renovação celular melhorando a maciez da pele, pois promovem um peeling biológico e uma auto-hidratação.
Outro componente é o AntiOx Night, ele é um complexo rico em peptídeos biomiméticos, oligominerais e silício orgânico e fornece nutrientes para o bom funcionamento das células, aumentando a imunidade da pele e melhorando a produção de colágeno (um ativo multifuncional que reestabelece o equilíbrio da pele). O ideal é que esses cremes tenham ativos que estimulem essa produção de colágeno, pois é durante a noite que a pele tem maior atividade de renovação.
É muito importante cuidar da pele no período da noite, pois é quando ela encontra-se mais apta a se restabelecer e é durante o sono que são refeitas as defesas naturais e os erros ocorridos durante o dia são reparados.
Já os cremes do dia precisam de ativos que protejam a pele das radiações, sendo necessário o uso de filtro solares e de um sistema antioxidante. O indicado é utilizar um antioxidante que proteja dos raios UVA, UVB, luz visível e infravermelho. Recentemente foi lançado o OTZ 10, que é um antioxidante que promete atuar de uma forma bem diferenciada, abrangendo todo esse amplo espectro e neutralizando os radicais livres.
Para obter-se o resultado esperado é muito importante não inverter o uso desses cremes. Os ácidos são indicados para a noite, pois se expostos à luz solar podem resultar em efeitos como irritação e vermelhidão, enquanto que os cremes para o dia são mais pesados e se usados durante a noite põem causar oleosidade.
O que você pode fazer é abusar daqueles que hidratam a pele e aumentam a produção de energia, para que sua pele esteja preparada para as dificuldades e as diferenças do dia a dia.