Dicas para parar de fumar
Você tem andado cansada e sem disposição? Isso pode ser um sinal de que esteja na hora de você parar de fumar.
Que o cigarro provoca grandes males como impotência, problemas pulmonares, vários tipos de cânceres e muitas complicações para a saúde todo mundo sabe, mas então porque muitas pessoas continuam fumando?
• O fumo é um vício que causa dependência e muitas vezes exige o acompanhamento de um profissional para a condução do tratamento. Ainda assim muitas pessoas conseguem se livrar do vício sem contar com a ajuda de nenhuma medicação, apenas baseadas na sua força de vontade.
• E se você está pensando em parar de fumar sozinha, selecionamos algumas dicas para que você largue para sempre o cigarro e entre de vez para o time dos não-fumantes.
• Parar de fumar não é fácil, tenha consciência disso! Não desista na primeira adversidade e lembre-se: muitos conseguiram e você também conseguirá! Para ajudar, pense nos benefícios de levar uma vida mais saudável.
• Antes de parar de fumar, compre gengibre e água. Eles serão úteis depois.
• Defina um dia para parar de fumar definitivamente. Não deixe para parar “quando tiver vontade” e esqueça aquele papo de “semana que vem eu começo mesmo”. Marque um dia e seja rigorosa, leve sua decisão a sério. Datas marcantes como Ano Novo e aniversários, por exemplo, são boas ocasiões e servem como estímulo adicional.
• Quando a data escolhida estiver próxima, comece diminuindo gradativamente o numero de cigarros por dia e quando ela chegar livre-se dos seus objetos de fumante como carteiras de cigarro, isqueiros, cinzeiros, etc…
• Avise seus amigos fumantes de que você parou de fumar e tente ficar longe de “fumadores compulsivos” por um bom tempo. Caso seja impossível ficar longe do cigarro alheio, pense neles, não como inveja, mas como pessoas que estão abreviando suas vidas.
• Comemore datas especiais, como “uma semana sem fumar” ou “um mês sem fumar”, isso vai te deixar orgulha e estimular que você leve sua decisão a diante.
• Escove os dentes imediatamente após as refeições, isso reduz a vontade de fumar.
• Sempre que tiver vontade de fumar masque um pedaço de gengibre ou beba água. Além de reduzir a vontade, ainda são ótimos para a sua saúde.
• Antes de dar uma tragada, pense nos motivos que estão lhe levando a uma recaída. Algumas pessoas sentem os efeitos da síndrome da abstinência (ansiedade, aumento de apetite, dor de cabeça, entre outros) e acabam fumando impulsivamente. Pense duas vezes, antes de ter uma recaída.
• Inicie a prática de uma atividade física. O exercício produz a endorfina, substância que proporciona prazer nas atividades físicas. Caminhar diariamente é uma excelente prática de exercícios e não exige muito investimento.
• Faça a conta de quanto você poupará em 10 anos, se deixar de fumar. Você se surpreenderá com a quantia que irá poupar. Com certeza, será o suficiente para realizar a viagem dos seus sonhos.
Caso mesmo assim você não consiga parar de fumar sozinha, não pense duas vezes antes de procurar o auxílio de um especialista.
Existem medicamentos eficientes no mercado que, com a devida orientação médica, podem te ajudar a abandonar o cigarro para sempre. Medicamentos recentes, como a terapia de reposição de nicotina, apresentam resultados bem satisfatórios.
Aproveite para perguntar ao seu médico quanto você estará ganhando na sua qualidade de vida.