Cuidados diários para acne
A acne é um dos piores inimigos da aparência da pele e é um problema que não acontece somente com adolescentes. A causa das espinhas pode estar relacionada à diferentes fatores como alterações hormonais, estresse, hereditariedade, entre outros. Cuidados diários para acne.
Portanto, não é somente um problema estético e pode indicar que há algo de errado no seu organismo. A acne acontece por causa do excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, com esse aumento as células da superfície da pele – queratinócitos, se acumulam nos poros que ficam obstruídos e acabam atraindo bactérias, provocando a inflamação do local e causando as espinhas. Há vários produtos e hábitos que previnem o aparecimento delas, mas os casos mais graves devem ser tratados diretamente com um dermatologista.
Para amenizar o problema você pode seguir os cuidados abaixo:
Limpeza:
como a pele é exposta diariamente aos efeitos da poluição, fumaça de carros, vento, sol, maquiagem, a limpeza diária é essencial. Para isso lave seu rosto duas vezes ao dia com um sabonete neutro ou antisséptico, aplique um tônico facial indicado para seu tipo de pele e finalize com um hidratante. Nunca deixe de retirar a maquiagem. Uma opção de sabonete antisséptico é o Sabonete antisséptico Aroeira, da marca Belladonna.
Cuidados com o sol:
é comum pensar que o sol ajude a tratar e secar as espinhas porque ressaca a pele, mas, em excesso, ele faz justamente o contrário. Com a pele mais ressacada a reação do organismo é produzir mais óleo para equilibrá-la. Procure usar protetor solar todos os dias e opte por produtos oilfree. Uma dica de protetor em gel é o Protetor solar em gel creme, da L’Oréal Paris.
Alimentação:
se você consumir alimento muito gordurosos ou ricos em sal/iodo, como comidas industrializadas, açúcar e produtos com alto índice glicêmico (são aquelas absorvidas muito rapidamente pelo corpo, como banana e pão) estará mais propenso ao aparecimento de espinhas. Esses alimentos estimulam o trabalho das glândulas sebáceas. A recomendação é comer esse tipo de alimento de forma moderada.
Espremer espinhas e cravos: esse hábito apesar de ser comum não é muito recomendado, pois as mãos contêm bactérias que podem contaminar a espinha e deixá-la ainda mais infeccionada.
Estresse:
de acordo com especialistas, o estresse faz com que nossa imunidade caia e com isso a produção do hormônio cortisol aumenta o que faz com que a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas também cresça. Atividades relaxantes, exercícios físicos, boas noites de sono e alguns chás ajudam a controlar as emoções.
Mais dicas: não exagere nas lavagens do rosto e fazer isso sempre com água fria ou morna, a água em excesso ou muito quente estimula a produção de oleosidade e facilita o aparecimento das malditas espinhas. Se sua pele for muito oleosa, você pode usar lencinhos de papel durante o dia para tirar aquele aspecto brilhoso indesejado. Na hora de comprar seu make procure produtos oilfree e prefira aqueles que sejam em pó. Faça 3 ou 4 esfoliações por mês, peeling suave também ajuda.