Como tratar e prevenir estrias
Muitas mulheres (e alguns homens também) sofrem com as estrias. Seja por bruscas mudanças de peso ou problemas hormonais, as estrias tornam-se bem difíceis de remover depois que aparecem.
O que são as estrias:
São lesões que aparecem devido ao rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele (a derme) que é composta por colagénio e elastina. E a perda dessa elasticidade gera o aparecimento das estrias.
Elas podem ser classificadas de duas formas:
As horizontais são estrias de crescimento, aparecem principalmente na região do peito e nas ancas e com o tempo podem sumir. As verticais são bem comuns durante a gravidez ou quando engordamos e emagrecemos rapidamente, e essas precisam de tratamento.
As estrias vermelhas são as mais recentes, e podem ser tratadas e melhoradas, enquanto que as brancas já estão cicatrizadas e e só tem tratamentos em clínicas especializadas.
Qualquer um pode ser “afetado” pelas estrias, mas elas são mais comuns em adolescentes que estão na fase de crescimento, mulheres grávidas ou aquelas pessoas que ganham e perdem peso de forma brusca. Cerca de 70% a 90% das mulheres possuem estrias e cerca 10% dos homens.
Como prevenir:
O mais ideal seria usar um creme de prevenção (compostos por colagénio, vitamina E e elastina) desde a adolescência. Ele deve ser aplicado de manhã e a noite nas zonas afetadas ou nas “áreas de risco”.