Como evitar o enjoo durante as viagens longas
Com as temperaturas lá em cima, nada melhor que aproveitar o final de semana curtindo uma praia ou um sítio, mas para quem sofre de náuseas e enjoos já bate aquela preocupação.
Essas ocorrências acontecem por que os movimentos repetitivos, como a instabilidade de viagens de carro, trem e avião, podem causar um transtorno de movimento chamado cinetose. Esse transtorno é o causador de náuseas (ou enjoos), e pode ser provocado também por determinados brinquedos em parques de diversões e cinemas com telas muito grandes, que proporcionam a sensação de estar em movimento enquanto o corpo permanece parado.
“Quanto maior a distorção entre a informação recebida pela visão e a percebida pelo labirinto, maior a chance de sofrer com esse tipo de mal estar”, enfatiza o Dr. Ítalo Roberto Torres de Medeiros, médico otoneurologista do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
A alimentação inadequada também pode contribuir para o desenvolvimento desse transtorno. “Alimentos ricos em açúcares e gorduras prejudicam o funcionamento do labirinto, que é o centro de equilíbrio do corpo, e consequentemente tornam o indivíduo mais vulnerável ao transtorno de movimento”, completa o especialista.
Alguns cuidados contribuem para evitar essa sensação, como beber bastante líquido e se proteger do sol, mas nem sempre isso basta. Em alguns casos é necessário o uso de medicamentos para acalmar a falsa sensação de movimento do corpo.