Clareamento Dental – O que você precisa saber
Nos últimos anos, o Clareamento Dental é uma dos procedimentos mais procurados pelas pessoas. Ideal para quem tem os dentes amarelados, o processo é perfeito para deixar os dentes branquinhos e naturais como um todo. Diferentes fatores podem provocar o escurecimento dos dentes, eles são formados por vários pequenos canais vazios, portanto tudo que você come acaba se acumulando nesses espaços, principalmente alimentos com muitos corantes, como refrigerantes, café, vinho tinto e chocolate. Além disso, o cigarro, alguns tratamentos de canal e até mesmo o uso de antibióticos pode deixar os dentes amarelados ou com manchas.
O clareamento pode ser feito diretamente no consultório odontológico ou em casa, mas sempre deve ser acompanhado por um dentista. O processo de clareamento faz uma limpeza interna nos dentes, por isso antes de realizar o procedimento recomenda-se fazer uma limpeza externa. O tratamento é feito com um gel, normalmente a base de carbamida, que é um químico usado também como anti-séptico bucal quando em baixa concentração. No clareamento a concentração da substância varia de 1,5% a 35%, dependendo da recomendação do dentista. O clareamento funciona através de uma reação de oxidação, o gel clareador libera oxigênio nos dentes, que oxida os pigmentos amarelados, os deixando mais claros.
Para realizar o procedimento em casa o dentista cria um molde com o gel para que o paciente possa fazer em casa. Essa opção usa gel com uma concentração mais baixa, de 3,5% a 22%, e a aplicação dura pelo menos 15 dias, variando de 1 a 6 vezes por dia. A pessoa deve ficar com o molde na boca durante a noite toda e por algumas horas no dia, de acordo com a indicação do médico. Os resultados dependem dos cuidados do paciente, que deve evitar os alimentos citados acima durante o tratamento.
Os casos realizados no próprio consultório normalmente são feitos com a concentração de gel acima de 25%, o que exige mais cuidados, porque pode provocar lesões na mucosa bucal, que é ativado por Laser ou LED. O tratamento é normalmente mais caro, devido ao equipamento, porém o resultado é quase que imediato e os dentes já apresentam diferença depois da primeira sessão. A consulta dura de 30 minutos a 1 hora.
Qualquer pessoa pode fazer o processo de clareamento, basta consultar um especialista para saber qual é a técnica mais adequada ao seu caso. É importante lembrar que esse tratamento pode trazer uma sensibilidade temporária aos dentes, e se não for feito por um profissional qualificado pode deixar os dentes brancos demais e até provocar queimaduras por causa da concentração do gel.
Também é necessário evitar os cremes dentais com efeito de branqueamento (whitening) que agem de forma diferente dos clareamentos feitos em consultórios. Os cremes branqueadores atuam na camada superficial do esmalte e acabam tirando as manchas mais superficiais, o uso excessivo do produto vai retirando o esmalte do dente, deixando a dentina, camada debaixo do esmalte que é amarelada, mais a mostra e por consequência os dentes mais amarelados. Durante o clareamento o esmalte normalmente fica mais sensível, por isso o uso é contra-indicado.
Beijo Beijo
até amanhã 😉