Caspa tende a piorar no inverno
Olha meninas, a caspa é uma coisa que incomoda qualquer uma né? Aposto que sim. Hoje aqui na Beauty Display eu trago pra vocês um texto bem interessante que li sobre a caspa no inverno. Espero que vocês gostem e evitem esse incomodo.
Os fatores climáticos típicos do inverno, como mudanças bruscas na temperatura e o ar seco, favorecem o surgimento da dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa. Ela é caracterizada por vermelhidão e descamação nas regiões de maior atividade das glândulas sebáceas, como a porção central da face, couro cabeludo e parte central do tórax. Banhos quentes e demorados, muito comuns nessa época do ano, também contribuem para a piora da doença.
Utilize o Shampoo correto para seus cabelos
Ela é discretamente mais prevalente nos homens e o pico de incidência na faixa etária dos 18 aos 40 anos. A doença pode se manifestar desde quadros mais leves, com descamação fina e pouca (ou nenhuma coceira) ou até com descamação mais intensa, mais grossa, acompanhada de vermelhidão e de irritação do couro cabeludo.
De acordo com a dermatologista Carla Albuquerque, a dermatite seborreica não tem uma causa muito bem estabelecida, mas sabe-se que há uma predisposição genética para desenvolvê-la, assim como participação de um fungo chamado Malassezia. “Estresse e fadiga, típicos da vida urbana moderna agem como fatores desencadeantes ou de piora”, diz a médica.
As pessoas que têm tendência a ter caspa devem evitar produtos muito pesados na raiz do couro cabeludo, como condicionadores e leave-ins. Além disso, o ideal é lavar os cabelos três vezes por semana. “O secador não interfere no processo, pode continuar sendo usado, inclusive na raiz. O problema é tentar fazer ‘durar’ a escova por uma semana ou mais. A dermatite seborreica não é sinônimo de falta de higiene, mas ficar vários dias sem lavar os cabelos pode aumentar a chance de a doença se instalar ou piorar”, explica a dermatologista.