A cor do cabelo e como funciona a descoloração.

Vamos iniciar mostrando como é fornada a cor do cabelo e posteriormente como funciona a descoloração.
Preto, castanho, louro, ruivo, etc., inúmeras são as cores naturais do cabelo humano. Todas as cores são formadas pela Melanina. Localizado no Córtex capilar, a Melanina é o pigmento que dá cor ao cabelo.

Nos fios, são dois os tipos de Melanina encontrados.
Nos fios mais escuros, a predominância é da Eumelanina, pigmento preto e/ou mais escuro, tem formato grande.
Nos fios mais claros, a predominância é da Feomelanina, pigmento mais claro, vermelho, ruivo e/ou amarelo, de formato pequeno.

A incidência destes pigmentos, em maior ou menor quantidade, determina a cor do seu cabelo.

Como os fios são naturalmente coloridos, agora você já sabe, mas como funciona a descoloração? O que acontece com a melanina quando você descolore um cabelo?

A descoloração acontece através da oxidação dos pigmentos. Esta reação química – oxidação – destrói os pigmentos no córtex capilar.

A água oxigenada (peróxido de oxigênio H2O2), utilizada na descoloração, tem sua concentração determinada pelo volume de oxigênio que é liberado à cada litro de solução de peróxido.
A água oxigenada – oxidante – de 10 volumes libera 10 litros de oxigênio por litro de solução. 20 volumes libera 20 litros, assim por diante. Escolhemos a volumagem do oxidante conforme o clareamento desejado.

10 volumes – Tonalização
20 volumes – Clareia de 1 a 2 tons
30 volumes – Clareia até 3 tons
40 volumes – Clareia mais de 3 tons

Já o Pó Descolorante, com sua alcalinidade, trabalha na abertura das cutículas, facilitando a oxigenação (destruição) dos pigmentos pela água oxigenada. Também potencializa o efeito de oxigenação, possibilitando alcançar maiores níveis de descoloração, e facilita a retirada dos pigmentos.  

1º) A Eumelanina, pigmentos maiores e escuros, são os primeiros a sofrer a oxidação e serem destruídos.
2º) Depois, a Feomelanina, os pigmentos menores são destruídos.

Abaixo apresentamos a influência das cores predominantes – também chamadas de Fundo de Clareamento – e a sua influência na descoloração.

Entenda: ao descolorir um cabelo natural Preto (1), o fundo de clareamento tenderá a ter reflexos avermelhados até o amarelo muito claro, dependendo do nível de clareamento realizado, já que ao retirar a Eumelanina que dá a cor escura aos fios, haverá uma maior quantidade de Feomelanina, que tem predominantemente os tons quentes – vermelhos, ruivos e amarelos.

Para se entender a importância de se conhecer a cor predominante após a descoloração, vamos exemplificar a seguinte situação:
A sua cliente tem o cabelo na altura de tom 3 – Castanho Escuro – natural ou colorido – e deseja aplicar o Louro Escuro (altura de tom 6).
Analisando a tabela de fundo de clareamento, vemos que devemos clarear até que o cabelo tenha uma altura de tom 6 – laranja – fundo ideal para a aplicação da cor Louro Escuro.

A descoloração incorreta do cabelo, antes da aplicação da coloração, alterará o resultado da cor desejada. Sempre siga corretamente a tabela de fundo de clareamento.

Para um próximo post, iremos explicar as cores complementares, ou neutralizantes, e a importância para se obter a cor desejada. Você saberá o que fazer quando a cor desejada tem reflexo diferente da cor do fundo de clareamento. Em breve.