Cuidados com a pele durante o inverno
No inverno, não há quem não sinta a pele mais ressecada que o normal. O vento frio, a baixa umidade relativa do ar, o banho mais quente e demorado e roupas mais grossas auxiliam no ressecamento da pele. O ideal, neste período do ano, é adotar certos Cuidados com a pele durante o inverno para evitar o ressecamento que deixa a pele mais frágil e com rachaduras.
As pessoas que já tem tendência ao ressecamento deverão redobrar os cuidados neste tempo mais frio. As peles normais às secas sofrem mais e o uso de sabonetes e cremes hidratantes deve ser feito com maior frequência para mantê-las hidratadas sempre.
As peles oleosas também deverão ser hidratadas, porém com hidratantes menos gordurosos para evitar o aparecimento ou agravamento de cravos e espinhas.
Outras dicas importantes se referem à alimentação, que deve ser rica em vitamina A, presentes, por exemplo, na cenoura, espinafre, manga, mamão papaia, na ingestão de água, por volta de oito copos diariamente, para a manutenção do equilíbrio da hidratação interna e também alimentos como o salmão, nozes, óleo de linhaça, que contém ácidos graxos essenciais.
Os lábios necessitam de atenção especial, que devem ser protegidos com batons hidratantes, gloss, manteiga de cacau, sem se esquecer dos cotovelos, joelhos e calcanhares que normalmente já são quatro vezes mais suscetíveis ao ressecamento.
Evitar banhos quentes, utilizar-se de cremes hidratantes com filtro solar e sabonetes mais suaves e com maior poder de hidratação. Procure também não fazer uso de esponjas de banho muito abrasivas, que retiram a camada natural de gordura. Caso faça uma limpeza de pele profunda, utilize-se de cremes apropriados a sua pele e não se esqueça de um bom filtro solar para evitar as manchas indesejadas.
Estas dicas se aplicam ao inverno, porém, para algumas peles – as mais secas – devem fazer parte do ritual diário por todo o ano.
Beijos meninas e até amanhã!