Como identificar o herpes labial
Herpes é uma doença infecciosa muito comum causada pelo Herpes simplex vírus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas na maioria das vezes não se manifestam nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente, até que venha a ser reativado.
A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas tem maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento.
O herpes labial se caracteriza por coceira e ardência no local onde surgirão as lesões, a seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buquê sobre área avermelhada e inchada. As bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença. A ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização.
A duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.
Para evitar novos casos de herpes labial, é muito importante procurar tratamento com um especialista, que vai indicar o tratamento ideal para acelerar o processo de cicatrização, além disso, manter uma rotina de cuidados de higienização para evitar que a doença se espalhe para outras regiões do rosto e para outras pessoas.
Entre os cuidados sugeridos estão: lavar sempre as mãos, evitar o contato com os lábios de outras pessoas e manter uma rigorosa higienização da zona afetada.