Cuidados com a pele e os erros de beleza
Cuidar da pele é uma das coisas mais importantes em se tratando da beleza, já que ela fica muito exposta aos fatores do clima, poluição, ar condicionado, entre outros fatores. A atenção com a pele é válida não somente por ela ser o seu cartão de visitas, mas também porque ela é responsável por muitas funções no corpo, como a regulação da temperatura, barreira contra infecções e bactérias. E para garantir uma pele saudável e bonita é preciso evitar alguns erros muito comuns. Confira essa lista com 5 erros típicos no cuidado com a pele:
1 – Banho quente: muitas vezes é difícil resistir a um banho quentinho e relaxante, principalmente no inverno, mas devemos saber que isso prejudica muito a pele. Nossa pele tem uma camada natural de proteção composta por água e gordura, o banho quente retira essa camada. Para as peles secas provoca irritação, coceira, vermelhidão e aumenta o ressecamento. Nas peles oleosas, o organismo percebe a falta de óleo e faz com que as glândulas sebáceas produzam ainda mais para compensar.
2 – Falta de filtro solar: é comum pensar que em dias nublados, sem sol ou chuvosos, a pele não necessite de tanta proteção, mas isso está errado. Pois independente do dia estar ensolarado, os raios UVA e UVB continuam agindo e podem causar danos à pele como manchas, sardas, flacidez, envelhecimento e até o câncer de pele. Para prevenir esses problemas é fundamental o uso de protetor solar diariamente, você deve usar filtros com, no mínimo, o fator 15 de proteção no dia-a-dia e se for para a praia ou piscina aumente o fator para 20 ou mais, dependendo do seu tom de pele. A indicação nesses casos é que a aplicação seja feita 20 minutos antes da exposição. Existem ainda alguns produtos que além de proteger contra o sol possuem substâncias com propriedades hidratantes e antioxidantes, que amenizam o ressecamento e previnem o envelhecimento precoce. Se preferir também é possível usar cremes hidratantes que contenham fatores de proteção solar.
3 – Usar qualquer produto: cada tipo de pele tem características próprias, vantagens e desvantagens. É muito comum que as pessoas não se atentem a essas particularidades e acabem usando qualquer tipo de produto. Na verdade, para não ter resultados contrários é necessário escolher os tipos certos de cremes, adstringentes e tônicos para cada tipo de pele. Por exemplo, quem tem pele oleosa não deve hidrata-la com cremes super hidrantes, mas sim optar por produtos a base de gel. Já a pele seca não deve ser tratada com adstringentes e tônicos muito fortes. Além disso, há cremes específicos para as diferentes partes do corpo, os cotovelos e calcanhares precisam de maior hidratação, pois costumam ressecar com mais facilidade, já o rosto pede produtos com outras propriedades para prevenir os sinais do tempo.
4 – Não retirar a maquiagem: a maquiagem pode fechar os poros e provocar espinhas e acne, além disso ela tirar o brilho da pele, deixando-a com um aspecto cansado e envelhecido. Então mesmo com a preguiça de limpar a pele, depois daquela festa ou balada, é essencial perder uns minutinhos e fazer a retirada. Você pode optar por lencinhos removedores para facilitar o trabalho.
5 – Espremer espinhas: nada mais incômodo que aquela espinha no rosto e que normalmente aparece quando você tem um compromisso importante, como uma festa, formatura, entrevista de emprego. A primeira reação que temos é querer espremer para se livrar logo do problema, mas isso não é recomendado pelos seguintes motivos: temos algumas bactérias no corpo, principalmente nas unhas, ao espremer uma espinha uma dessas bactérias pode começar a agir e piorar ainda mais a situação. Se você não espremer direito a espinha pode infeccionar ainda mais e aumenta o risco dessa infecção virar um cisto. Além disso, esse processo pode deixar manchas e cicatrizes.