Tintura ou tonalizante – Qual é o melhor?

Decidir tingir os cabelos é uma decisão muito comum e muito simples que milhões de mulheres tomam todos os dias no mundo inteiro, mas antes de ir a uma farmácia ou perfumaria comprar a tintura, você deve saber quais os tipos existentes e o que esperar de cada um deles, para que você não acabe estragando o seu cabelo. Hoje vamos esclarecer as diferenças entre tintura ou tonalizante, que deixam a mulherada confusa na hora de escolher qual coloração utilizar!

Tintura ou tonalizante?

tintura ou tonalizante

 

Tonalizantes

É basicamente uma coloração semipermanente, que deposita pigmentos de cor na cutícula dos fios. Age como uma maquiagem, que desbota a medida em que lavamos os cabelos.

Vantagens: Dura até 24 lavagens, Possuí tons suaves e fórmula menos agressiva, pois não contém amônia.

Ideal para quem:

  • Busca mudança temporária ou quer dar brilho aos fios.
  •  Tem pouco cabelo branco. Afinal, a química do produto é capaz de cobrir até 40% dos fios sem cor.
  • Se submeteu a uma progressiva ou definitiva. O tonalizante não compromete a selagem dos fios feita pela escova.
  • Se você tonalizou, mas não gostou do resultado, pode aplicar outro tonalizante. Porém, mantenha as nuances da cor aplicada. Tem intenção de clarear? Esqueça! Só quando o tonalizante sair totalmente.

Tintura permanente

É o tipo de coloração que modifica totalmente a estrutura do cabelo, deixando o tom modificado de maneira permanente.

Vantagens: Dura entre 20 a 30 dias e deve ser retocada somente na raiz.

Ideal para quem:

  • Deseja cobrir 100% das madeixas brancas. Também é indicado para mulheres com apenas uma mecha larga de fios sem cor.
  •  Quer fazer uma mudança radical. A coloração permanente, inclusive, consegue clarear fios sem química alguma.
  • Fez progressiva há mais de 15 dias e não quer usar tonalizante para mudar de cor. Entretanto, consulte seu cabeleireiro antes da transformação. O especialista vai avaliar a condição dos fios e a compatibilidade da escova com a coloração.
  •  Aplicou tintura permanente e não gostou. Se esse é seu caso,  evite aplicar outra logo em seguida, principalmente se os fios estiverem fracos e quebradiços.  A reaplicação é recomendada, no mínimo, sete dias depois do tingimento.

 

Dicas rápidas:

Tintura ou tonalizante

  • Independentemente da coloração utilizada,  tintura ou tonalizante , use sempre xampu e condicionador próprios para fios coloridos. É indicado hidratar as madeixas todas as semanas e utilizar leave-in, com a finalidade de prolongar o brilho.
  • Procure lavar os cabelos somente dois dias depois da tintura. Assim a tinta tem mais tempo para fixar nos fios. E lembre-se de que quanto mais você lavar o cabelo, mais rápido ele vai desbotar.
  • Quer cores mais vivas? Uma semana antes de tingir os fios, faça uma hidratação profunda para preparar o fio e auxiliar na absorção da cor.
  • Não lave a cabeça antes de pintar. A oleosidade natural ajuda a proteger o couro cabeludo da água oxigenada , que pode causar ardência e coceira.
  • Cuidado com as manchas de tinta na pele! Aplique uma camada de pomada de silicone na testa, próxima à raiz dos fios. Pomada para assaduras ou gel de cabelo também funcionam.
  • Preocupada com o resultado da cor? Para não ter dúvidas, faça o teste em uma mecha próxima à nuca – assim, se der errado, não vai causar grande estrago.

 

Agora ficou mais claro para escolher entre tintura ou tonalizante. Mas se tiver alguma dúvida pergunte aqui em baixo que responderemos para você!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.