Novos tratamentos para olheiras
Praticamente todo mundo já sofreu por causa das olheiras, aquelas manchas escurecidas que logo abaixo dos olhos, que deixam seu rosto com um aspecto de cansaço e envelhecido. Elas aparecem por causa da concentração fora do normal de vasos sanguíneos ou de melanina na pálpebra inferior. A pele da pálpebra é formada pelo tecido conjuntivo e abaixo dele há uma camada de gordura, responsável por sua sustentação e que mantém a pele esticada. As olheiras surgem porque essa gordura diminui, provocando um pequeno enrugamento na pele, o que faz com que ela fique mais escura. Você pode tomar como exemplo a pele do cotovelo, quando você está com o braço cruzado a pele dessa região é clara, já com o braço esticado nota-se que fica levemente escura. Normalmente as olheiras são causadas por um dos seguintes fatores: hereditariedade, sono, alergia, período pré-mestrual das mulheres e pelo cansaço. Os tratamentos mais comuns são baseados em cremes com vitamina K, compressas geladas, além de receitas caseiras que amenizam o problema.
Alguns truques simples podem ajudar a disfarças as olheiras, como lavar o rosto com água quente, banhos quentes, saunas estimulam a dilatação dos vasos e suavizam o aspecto escuro embaixo dos olhos. Cremes clareadores também auxiliam na redução, além de receitas caseiras como compressa de chá de camomila, rodelas de batata ou pepino e massagens na região. Sem falar, é claro, na maquiagem. Mas em casos crônicos exigem mais atenção e tratamentos específicos. Há no mercado várias novidades para quem deseja se livrar desse mal.
Laser ou fototerapia: consiste em emissão de ondas de luz nos pontos escurecidos, o laser de luz pulsada fragmenta o pigmento escuro da pele o que faz com que haja um clareamento. É considerado por especialistas um dos tratamentos mais modernos e além de agir nas olheiras ele aumenta o colágeno da pele, contribuindo como um todo. As sessões devem ser feitas por profissionais capacitados e os olhos devem ficar protegidos durante a aplicação. São necessárias de 4 a 5 aplicações e é preciso tomar cuidado e evitar a exposição ao sol, para que não fiquem manchas, e cremes que contenham ácido em suas composições. Em algumas pessoas o laser pode causar uma leve vermelhidão e inchaço no local, mas isso dura no máximo três dias.
Carboxiterapia: trata-se da aplicação de carbono, o gás CO2 (dióxido de carbono), que melhora a circulação e a oxigenação do local. Também estimula a produção de colágeno, que melhora a flacidez da pele. Para esse tratamento recomenda-se 5 a 8 sessões, que devem ser feitas semanalmente para não agredir tanto a região, como a aplicação é feita sob a pele o tratamento causa inchaço e hematomas na área. No caso da carboxiterapia é possível combinar a terapia com o uso de cremes clareadores.
Peeling: é uma das técnicas de clareamento de pele, pode ser a laser ou químico, promove a renovação das células, as diferentes opções do tratamento são capazes de estimular a produção de colágeno e elastina. O peeling é usado somente em casos específicos no tratamento contra olheiras, depende de uma avaliação de um médico ou esteticista. De qualquer forma, há versões menos agressivas dele com produtos despigmatizantes, como o ácido kóiico ou aqualicorice. O ácido kóiico é um despigmentador natural, originado de algumas espécies de fungos, e interfere na produção de melanina o que ajuda no clareamento da pele. Diferente da hidroquinona, também usada para clareamento, o kóiico não provoca alergias e não é fotossensível. O uso da hidroquinona chegou a ser proibido em alguns países por causa dos possíveis riscos de câncer. A aqualicorice é um despigmentante também natural que age inibindo uma enzima chamada tirosinase, que é responsável pela síntese e produção da melanina, por isso produtos a base da substância são indicados para o clareamento da pele, tanto das olheiras, como de outras manchas.
Cremes: para evitar tratamentos mais elaborados como os acima, os cremes são muito recomendados, procure por composições específicas para combater às olheiras, normalmente os princípios ativos desses produtos diminuem a diltação dos vasos sanguíneos. No mercado há opções de marcas e preços variados, como o Sérum K Specific da Adcos, o PerfectBanishing da Avon,oClarité Gel Fluído da Dermage, o Skin Drink Eye da Givenchy e o Corretivo Touche Magique da L’Oréal.
Para casos mais graves em que há formação de bolsas embaixo dos olhos é possível fazer um preenchimento da região, com ácido hialurônico ou uma drenagem linfática, que elimina o inchaço da área.