Parar de roer as unhas? Como?

Se você rói as unhas, você pratica ONICOFAGIA e, só pelo nome, você deveria parar de roer as unhas.

como parar de roer as unhas

 

Onicofagia é o termo científico para a roeção de unhas. É o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade. O termo onicofagia crônica é utilizado clinicamente. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Onicofagia)

Os roedores compulsivos, além do aspecto horrível das mãos, com suas unhas moídas, no ato de levar os dedos à boca ingere um batalhão de micróbios e bactérias que podem causar males bucais e/ou estomacais. As unhas e as peles circundantes das unhas são dilaceradas até, muitas vezes, sangrar e deixam a porta aberta para micoses e infecções.

Se você se interessou por este post já é um bom começo. Possivelmente você mesma ou alguém próximo sofre deste mal.

Então vamos lá para as dicas de Como parar de roer as unhas:

– Força de vontade:
Parece chover no molhado dizer que, se alguém quer parar de fazer algo compulsivo deve ter força de vontade e perseverança, porém o princípio de tudo é ter vontade, é querer muito parar com este martírio.

– Conhecimento:
Busque identificar se existe algum “start” (disparador do hábito / impulso) – ou mais que um – para que você roa as suas unhas. Ansiedade, stress, tristeza, cansaço, entre outros tantos momentos podem ligar a sua necessidade de roer unhas. O conhecimento fará você identificar o momento e buscar alguma alternativa para parar a vontade de ter unhas para roer.

– Beleza X Compulsividade:
Ter as unhas bonitas e bem tratadas parece ser o sonho da maioria das roedoras de unhas e, depois de conversar com algumas ex-roedoras, em sua maioria, disseram que pararam de roer depois que passaram a pintar as unhas.
Colocar cores mais cintilantes e fortes – como o vermelho fogo – pode funcionar como um farol, que no vermelho indica Pare!!!!!

– Aversão:
Utilizar-se de esmaltes específicos – com gosto amargo – pode não fazer você parar com este hábito horrível, mas irá, com certeza, avisar que “agora não é hora”, diminuindo os starts e aumentando a possibilidade de se vencer a batalha. Muitas pararam após o uso deste artifício, não custa tentar.
Procure em sua loja preferida por: Impala Care Stop It, Avon Expert, Mavala Stop. Tem outros, mas estes são os mais conhecidos.

– Unhas artificiais:
As unhas artificiais ou postiças também podem ser grandes aliadas nesta batalha diária. Quem sabe também, ao ver as unhas maiores, bem pintadas, mesmo que artificialmente, você fique mais propensa a parar.

– Substituição:
Naquele momento em que tudo parece perdido, sua vontade de levar a mão para a boca parece inevitável, que tal chupar uma bala ou mascar um chiclete. Ter sempre algo para substituir o ato de roer unhas é uma das indicações mais populares para diminuir a vontade e acabar gradativamente com esta compulsão.

Somente se conscientizando que você tem um problema que só tende a aumentar já é o primeiro passo para parar de roer as unhas.
Espero que você possa postar aqui a sua experiência de como fez para parar de roer as unhas.

 

 

Beijo Beijo meninas! E está na hora de parar de roer as unhas não é ?!

até amanhã! 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.