“Beleza é o que a gente faz” reforça marca corporativa do Grupo Boticário
Campanha do Grupo Boticário estimulou engajamento de 5.700 colaboradores antes de ganhar as ruas com anúncios nas principais publicações nacionais de economia e negócios.
Após completar três anos de criação, o Grupo Boticário apresenta ao mercado sua primeira campanha publicitária de construção de marca corporativa com o conceito “beleza é o que a gente faz”. A iniciativa tem sido vivenciada pelos 5.700 colaboradores com o objetivo de inspirar o sentimento de construção da beleza que cada um faz, em todas as atividades que realizam. Com a consolidação interna desse posicionamento, o resultado começa a ser dividido com o público externo, por meio de anúncios que serão veiculados, até o fim de 2013, nas principais revistas nacionais de economia, negócios e de bordo. O objetivo é estabelecer a marca Grupo Boticário como controladora das unidades de negócio O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box, todas voltadas para a beleza e para o varejo de perfumaria e cosméticos, além de manter a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Um bom exemplo desse conceito é a trajetória de sucesso da marca pioneira e mais conhecida do portfólio, O Boticário, que está no mercado há 36 anos e hoje é a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo no setor de perfumaria e cosméticos.
Know how que lhe conferiu, este ano, o prêmio “As melhores Franquias do Brasil 2013” na categoria Cosméticos, Perfumaria e Farmácia da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, que também elegeu a unidade de negócio O Boticário como a “Melhor Franquia do Ano” entre todas as empresas avaliadas nas 12 categorias do ranking.
Para aplicar na prática o conceito “beleza é o que a gente faz”, o Grupo deu inicio à campanha #fazbonito2013, com a previsão de ações mensais de engajamento, com foco na interação, enaltecendo o orgulho dos colaboradores em pertencer ao Grupo Boticário e reforçando a importância do papel que cada um tem na construção da beleza. Orgulho este que deu ao Grupo Boticário o reconhecimento de ser umas melhores empresas brasileiras para começar a carreira, nos últimos três anos, segundo a revista Você S.A.
Entre as ações que carimbam o diferencial de posicionamento de comunicação na campanha de construção da marca corporativa do Grupo Boticário, está a construção de um grande painel, que foi instalado na fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde os colaboradores foram convidados pelo humorista curitibano Diogo Portugal a deixar sua marca pessoal, a palma da mão, que ao final do dia se transformou em um colorido mural de identidades, simbolizando que a nossa beleza é construída coletivamente, com a ajuda de todos. O painel também foi instalado no Centro de Distribuição em Registro (SP), e ganhou um blog na internet para somar a beleza dos colaboradores do Grupo Boticário em todo o Brasil.
Outro destaque da campanha são os programetes que foram gravados com a atriz Isabel Fillardis, conhecida pelo engajamento em questões relacionadas à sustentabilidade que tem grande identificação com a essência do Grupo Boticário. A atriz percorreu, pessoalmente, diferentes setores da empresa, conversou com colaboradores e colheu depoimentos sobre a beleza que eles fazem. Os vídeos já começaram a ser exibidos no blog da campanha e nas áreas comuns da empresa, como refeitórios, salas de lazer e descanso, entre outras.
Nas ruas – Após essa intensa vivência dos colaboradores no fortalecimento da marca corporativa do Grupo Boticário, a campanha “beleza é o que a gente faz” chega até o público externo por meio de anúncios assinados pela agência Heads, que serão veiculados, de julho a novembro de 2013, em jornais e revistas de economia e negócios, em publicações de bordo das companhias aéreas brasileiras, além dos principais portais de notícia na internet. As peças publicitárias têm temas que refletem a beleza das crenças do Grupo Boticário, como sustentabilidade, valorização e desenvolvimento humano, preocupação com a natureza e a capilaridade nos negócios. O engajamento dos colaboradores se refletiu, também, nos anúncios. São eles os personagens que ilustram as peças publicitárias, com depoimentos sobre o sentimento da beleza que fazem.
A campanha ainda ganhou um aliado de peso na internet. O portal do Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br) foi todo reformulado, reforçando a gestão do Grupo sobre as marcas, destacando a pluralidade de negócios, as estratégias multicanais como ecommerce, vendas diretas, lojas próprias e franquias. O novo portal traz, também, informações de caráter institucional, ações de sustentabilidade e de relação com a comunidade. Com layout moderno e de fácil navegação, a plataforma conta com tecnologia avançada que promove a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência visual, parcial ou completa, demonstrando a preocupação do Grupo com todas as pessoas.
A expansão do Grupo Boticário também entrou na campanha. Um hotsite (www.grupoboticarionabahia.com.br) foi criado para que todos possam acompanhar o andamento das obras da nova fábrica em construção no Polo Industrial de Camaçari, e do Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos, ambos na Bahia. O hotsite traz, além de informações atualizadas do andamento das obras, fotos, oportunidades de trabalho e cursos ofertados pelo Grupo para a comunidade local.
Confira essa e outras novidades no portal do Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br) :tchau: