28 de Julho de 2014

Tintura ou tonalizante – Qual é o melhor?

Decidir tingir os cabelos é uma decisão muito comum e muito simples que milhões de mulheres tomam todos os dias no mundo inteiro, mas antes de ir a uma farmácia ou perfumaria comprar a tintura, você deve saber quais os tipos existentes e o que esperar de cada um deles, para que você não acabe estragando o seu cabelo. Hoje vamos esclarecer as diferenças entre tintura ou tonalizante, que deixam a mulherada confusa na hora de escolher qual coloração utilizar!

Tintura ou tonalizante?

tintura ou tonalizante

 

Tonalizantes

É basicamente uma coloração semipermanente, que deposita pigmentos de cor na cutícula dos fios. Age como uma maquiagem, que desbota a medida em que lavamos os cabelos.

Vantagens: Dura até 24 lavagens, Possuí tons suaves e fórmula menos agressiva, pois não contém amônia.

Ideal para quem:

  • Busca mudança temporária ou quer dar brilho aos fios.
  •  Tem pouco cabelo branco. Afinal, a química do produto é capaz de cobrir até 40% dos fios sem cor.
  • Se submeteu a uma progressiva ou definitiva. O tonalizante não compromete a selagem dos fios feita pela escova.
  • Se você tonalizou, mas não gostou do resultado, pode aplicar outro tonalizante. Porém, mantenha as nuances da cor aplicada. Tem intenção de clarear? Esqueça! Só quando o tonalizante sair totalmente.

Tintura permanente

É o tipo de coloração que modifica totalmente a estrutura do cabelo, deixando o tom modificado de maneira permanente.

Vantagens: Dura entre 20 a 30 dias e deve ser retocada somente na raiz.

Ideal para quem:

  • Deseja cobrir 100% das madeixas brancas. Também é indicado para mulheres com apenas uma mecha larga de fios sem cor.
  •  Quer fazer uma mudança radical. A coloração permanente, inclusive, consegue clarear fios sem química alguma.
  • Fez progressiva há mais de 15 dias e não quer usar tonalizante para mudar de cor. Entretanto, consulte seu cabeleireiro antes da transformação. O especialista vai avaliar a condição dos fios e a compatibilidade da escova com a coloração.
  •  Aplicou tintura permanente e não gostou. Se esse é seu caso,  evite aplicar outra logo em seguida, principalmente se os fios estiverem fracos e quebradiços.  A reaplicação é recomendada, no mínimo, sete dias depois do tingimento.

 

Dicas rápidas:

Tintura ou tonalizante

  • Independentemente da coloração utilizada,  tintura ou tonalizante , use sempre xampu e condicionador próprios para fios coloridos. É indicado hidratar as madeixas todas as semanas e utilizar leave-in, com a finalidade de prolongar o brilho.
  • Procure lavar os cabelos somente dois dias depois da tintura. Assim a tinta tem mais tempo para fixar nos fios. E lembre-se de que quanto mais você lavar o cabelo, mais rápido ele vai desbotar.
  • Quer cores mais vivas? Uma semana antes de tingir os fios, faça uma hidratação profunda para preparar o fio e auxiliar na absorção da cor.
  • Não lave a cabeça antes de pintar. A oleosidade natural ajuda a proteger o couro cabeludo da água oxigenada , que pode causar ardência e coceira.
  • Cuidado com as manchas de tinta na pele! Aplique uma camada de pomada de silicone na testa, próxima à raiz dos fios. Pomada para assaduras ou gel de cabelo também funcionam.
  • Preocupada com o resultado da cor? Para não ter dúvidas, faça o teste em uma mecha próxima à nuca – assim, se der errado, não vai causar grande estrago.

 

Agora ficou mais claro para escolher entre tintura ou tonalizante. Mas se tiver alguma dúvida pergunte aqui em baixo que responderemos para você!

 

 

3 Comentários

  • Responder
    Luana
    08/03/2014

    Olá, tudo bem? Eu nunca usei tintura no cabelo, mas já usei tonalizante há uns 07 anos… sério, tudo isso! E meu cabelo é castanho médio naturalmente e gosto muito da cor do meu cabelo, por isso nunca tive vontade de mudar. Passei tonalizante naquela época porque ficava muito exposta ao sol e meu cabelo ficou manchado, como que queimado do sol, tinha até uns fios avermelhados, então queria retomar a cor natural do meu cabelo. Eu escolhi na época tonalizante na mesma cor do meu cabelo, e o impacto imediato foi de ele ficar mais escuro, mas logo ficou natural e o melhor, sem manchas de sol. Agora, eu quero fazer isso de novo, e vi no seu texto que há a possibilidade de usar tonalizante em cabelo com progressiva. Bem, eu não tenho o hábito de fazer esses tratamentos químicos com frequência. Na verdade faço uma progressiva por ano, e com um produto que realmente não alisa o cabelo, pois não é meu objetivo… é que meu cabelo é mesclado com crespo e cacheado, então ele sozinho, tadinho, não sabe o que é, se é crespo ou cacheado, e a progressiva, mesmo só uma vez por ano me ajuda muito a ter versatilidade no estilo do meu cabelo, e eu faço todo o esforço de hidratar uma vez por semana, afinal sem isso nenhum cabelo sobrevive. Enfim, gostaria de saber, eu fiz progressiva em maio de 2013, e não fiz mais. E se eu for fazer de novo será mais ou menos na mesma época para este ano. Só que agora de imediato estou querendo passar o tonalizante. Eu não quero alterar a cor do meu cabelo, apenas dar um ar de saúde pra eles, que foi o que senti a 07 anos. O que você me recomenda? O meu medo é conforme a lavagem ficar com o cabelo com cor de acaju… que ninguém merece. Muito obrigada, fico no aguardo de sua resposta. Bjus

  • Responder
    Luciane
    26/12/2013

    Boa tarde , gostaria de saber um produto para dar Brilho em meu Cabelo. Meu Cabelo é loiro claro com mechas loiras bem mais claras . O que posso passar para dar Brilho sem alterar a cor. Obrigada.

    • Responder
      Beauty Display
      08/01/2014

      Neste caso você pode usar o famoso Banho de Brilho, que é um tonalizante, indico o tonalizante da Keraton, ele é ótimo!

      Você pode pegar o tonalizante da mesma cor das mechas mais claras do seu cabelo ou, como ele é loiro, pode usar o Keraton Prata Claro, que ajuda a inibir o aspecto amarelado/alaranjado.

      Antes de mais nada, nesses casos de coloração, mesmo tonalizantes, indico que vá em um bom profissional

      Beijos!! Espero te-la ajudado.