27 de Junho de 2017

Qual a máscara capilar é ideal para o seu cabelo?

Existem mil e um tipos de tratamento e hidratações para os cabelos e todas prometem os melhores resultados, mas como saber qual é o tipo de produto ideal para o seu tipo de cabelo? Um dos tratamentos mais práticos são as chamadas máscaras capilares. Das mais elaboradas, até as mais simples feitas em casa, elas servem para hidratar os fios, dar brilho, reduzir o volume, definir cabelos cacheados e têm opções para cabelos normais, tingidos, oleosos, ou seja, não tem por que temer!

 

O processo para aplicar uma máscara é bem simples! Primeiramente você deve lavar os fios preferencialmente de limpeza, para retirar os resíduos, o que melhora a assimilação do produto. Feito isso, é só secar um pouco os fios com a toalha, porque a com os cabelos úmidos o produto age melhor também. Na hora de aplicar a máscara deve-se evitar a raiz, para não aumentar a oleosidade. Uma boa dica é massagear os fios depois da aplicação da máscara. O tempo varia de acordo com a máscara. Para enxaguar prefira a água fria que garante um brilho extra aos fios e retire totalmente o produto, para que o cabelo não fique opaco, pesado e sem movimento.

Confira algumas receitas caseiras para você mesmo cuidar das madeixas:

Cabelos normais

Máscara para dar força e brilho

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de babosa
- 100 ml de água mineral

Como fazer: bata os ingredientes no liquidificador até formar um creme homogêneo. Depois é só aplicar, conforme as instruções que demos anteriormente e deixar agir por 10 minutos.

Máscara para reduzir pontas duplas
Ingredientes

- 1 copo (200 ml) de iogurte natural
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Como fazer:bata os ingredientes no liquidificador, depois aplique nos cabelos úmidos e deixe agir por 20 minutos. Como a máscara é um pouco mais pesada e oleosa, lave com um shampoo neutro em seguida. Você pode fazer uma vez por mês.
Cabelos oleosos

Ingredientes
- 1 maço de hortelã
- ½ litro de água

Como fazer: bata os ingredientes no liquidificador e depois passe em uma peneira para retirar os excessos. Nesse caso você tem que aplicar a máscara com um algodão em todo o couro cabeludo. Deixe agir por 10 minutos e depois enxague.

Cabelos Secos

Ingredientes
- 1 col. (sopa) de amido de milho
- 1 col. (sopa) de açúcar cristal
- 1 xíc. de água
- 1 col. (sopa) de hidratante
- 1 ampola de vitamina A

Como fazer: em fogo baixo, cozinhe o amido de milho, o açúcar e a água até engrossar. Depois que esfriar um pouco adicione a ampola de vitamina e o hidratante e misture. Passe a solução no cabelo todo, menos na raíz. Feito isso, coloque uma touca aquecida e deixe agir por meia hora. Em seguida lave com água morna e tente não esfregar. Você pode fazer isso uma vez por semana e vai diminuir o volume dos fios.
Cabelos tingidos
Máscara de manga: você vai precisarde uma manga inteira e uma clara de ovo, basta bater os ingredientes até formar um creme e depois aplicar nos fios úmidos, deixar por 20 minutos e enxaguar com água.

Creme de queratina: os ingredientes são um abacate, uma colher de sopa de mel e uma ampola de queratina, basta bater tudo no liquidificador e depois aplicar. Deixe por 20 minutos e enxague com água. Misture uma colher de chá de vinagre em um litro de água e jogue nos cabelos para finalizar.
Máscara de arroz: você vai precisar de uma xícara de arroz integral e um litro de água mineral. Cozinhe o arroz por 20 minutos na água e deixe esfriar. Você vai utilizar a água do cozimento para borrifar nos cabelos, depois de lavá-los com shampoo e passar o condicionador. Deixe agir por 5 minutos e enxague. A dica é usar um vidro de perfume ou um borrifador de plantas.

Além dessas receitas caseiras há produtos como a Máscara SOS Keraforce da Seda, a Máscara de Revitalização Naturaplant da Natura, a Máscara Hidratante da Éh Cosméticos, a Máscara de Brilho da Dove, entre outras.

Sem Comentários