22 de Novembro de 2017

Maquiagem vencida, NÃO PODE!

Sombra, base, corretivo, batom, lápis, delineador, esmaltes. É tanta coisa, tanta novidade, tantos produtos que não conseguimos nos controlar e acabamos com os mais diversos produtos em nossa necessaire.  Até aí tudo bem, é coisa de mulher, não é mesmo? Mas onde maquiagem vencida se encaixa na história?Maquiagem vencidaDe acordo com uma pesquisa na Inglaterra, revelou que mais da metade dos adultos ingleses usa cosméticos diariamente. Deste número, 15% afirmaram não saber que cosméticos possuem data de validade e 66% admitem que sabem da existência do prazo de validade, mas mesmo assim utilizam produtos, muitas das vezes maquiagem vencida com a justificativa de que eles são caros e jogá-los fora antes que acabem faz com que se sinta a sensação de desperdício.

Saiba que este tipo de atitude pode causar riscos para a sua saúde. De acordo com dermatologistas, quando a validade expira, as chances de crescimento de fungos e bactérias nos produtos são bem maiores, principalmente em produtos contaminados por acne, que ainda por cima, podem causar inflamações em pequenas feridas e lesões. A maquiagem foi feita para embelezar e não para prejudicar a sua saúde, pensando nisso o blog Beauty Display criou este post, explicando direitinho como você deve cuidar da conservação dos seus produtos. Vem com a gente e fique com o make perfeito o ano inteiro!

Cuidados com a  conservação

  • As datas de validade da maquiagem variam de produto para produto e também de acordo com as condições em que são armazenadas, explicaremos mais no final do post.
  • As embalagens costumam indicar o prazo mínimo para que o produto deve ser utilizado, depois disso, cabe ao consumidor avaliar os riscos.
  • Produtos com cor modificada e odores estranhos devem ser jogados imediatamente.
  • Os corretivos exigem uma atenção especial, pois são usados para esconder espinhas. Durante as aplicações ele pode acabar contaminado por bactérias, que voltam para o rosto cada vez que o produto é usado.
  • Fique atenta ao se maquiar com maquiadores. Muitas vezes esses profissionais não lavam seus pincéis com a frequência que deveriam.

Onde guardar?

  • A maneira mais indicada de se guardar maquiagem é em uma caixa transparente em lugar seco, fresco e escuro. Penteadeira com gavetas no armário ou quarto são ótimas escolhas também.
  • Fuja do banheiro! Ele é o pior lugar para se guardar cosméticos, devido ao calor, vapor e pouca ventilação. Esses fatores ajudam na proliferação de bactérias e alteram a composição do cosmético.
  • O rímel é o cosmético de vida mais curta devido a sua embalagem escura e a consistência líquida. Para aumentar a sua duração, evite ficar “bombando” o pincel para dentro do tubo, isso pode levar ar para dentro do frasco, facilitando ainda mais o aparecimento de micro-organismos.
  •  Seu rímel favorito estragou e você está sem grana para comprar um no mesmo valor? Saiba que o segredo dos melhores produtos está no pincel e não na composição, portanto deixe o pincel antigo de molho em água quente com xampu neutro e lave bem. Depois disso é só usar esse pincel para aplicar uma máscara mais barata.

E quanto tempo dura cada produto?

Maquiagem para o rosto: 6 meses para os produtos líquidos e dois anos para produtos em pó Rímel: de 3 meses a 6 meses Delineador e sombra: Para delineador líquidos duram em média 3 meses.  Sombras cremosas 6 meses. Lápis e sombras em pó, 2 anos Batons e lápis de boca: 2 anos. Batons de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais Esmaltes: 2 anos. As fórmulas dos esmaltes são especialmente sensíveis à umidade, então pelo menos eles devem ficar fora do banheiro Perfumes: 2 anos Filtro solar: 6 meses Cremes para o rosto: 6 meses Produtos para o cabelo: 1 ano

Garanta a integridade de suas maquiagens e cosméticos

  • Sempre lave as mão e seque-as cuidadosamente antes de manipular produtos de beleza. Se possível, utilize uma espátula para retirar o produto da embalagem, evite a contaminação que pode ser transmitida pelos dedos.
  • Evite a recontaminação. Se por um acaso você usou um rímel e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja dentro do tubinho. O mesmo vale para gloss em caso de herpes labial. Os batons e lápis de olho podem ser poupados após cortar a ponta que esteve em contato com a área infectada.
  • Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use um cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, pois eles podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.
  • Pelo menos uma vez por mês, lave seus pincéis de maquiagem com água morna e xampu neutro. Esponjas devem ser trocadas periodicamente.
  • Embalagens de pó compacto não costumam ter separação entre a esponja utilizada para a a aplicação e o produto. Neste caso, coloque um plástico ou papel para evitar contato. Lembre-se de lavar ou até mesmo trocar a esponja todo mês.
  • Evite carregar muitos produtos na bolsa. Eles sofrem bastante com o calor e o transporte, ocasionando na redução de seus prazos de validade. Tente transportar somente o necessário e procure trocar esses produtos com uma maior frequência.
  • Escolha embalagens menores, assim você evita o desperdício.

Agora você sabe, Maquiagem vencida ou qualquer outro cosméticos,  NÃO PODE!   Beijo Beijo queridas! Até amanhã ;)

Sem Comentários