H&M no Brasil

Para quem (ainda) não conhece essa marca, vou começar contanto um pouco sobre a historia dela.

A H&M é uma marca sueca e foi fundada em 1947 por Erling Persson, que estava interessado em vender moda a preços baixos. Pensando nisso ele abriu uma pequena loja de roupas femininas chamada “Hennes” (em sueco significa “delas”) e ela foi inspirada em lojas de departamento americanas da época, as quais ele ficou encantado durante uma viagem a Nova York. A principal filosofia da empresa era oferecer moda e qualidade a preços bem acessíveis.
A primeira loja internacional foi inaugurada apenas em 1965 na Noruega, e dois anos depois uma unidade na Dinamarca. Em 1968 a empresa incorporou uma pequena rede de lojas de acessórios e roupas masculinas chamada Mauritz Widforss e passou a se chamar Hennes & Mauritz, mais tarde conhecida apenas por H&M. Dois anos mais tarde a loja introduziu uma linha de roupas para crianças e nos anos seguintes expandiu-se pelo norte da Europa.

Na década de 70 a marca trouxe muitas novidades: em 1975 foi lançada a linha de cosméticos, em 1976 a linha de roupas e acessórios para adolescentes e inaugurada a primeira loja no Reino Unido e em 1978 a linha de roupas para bebês. Já a década de 80 foi marcada pelas inaugurações de lojas em grandes países da Europa, como Alemanha em 1980 e Holanda em 1989. Nos anos 90 a empresa deu inicio a um forte período de expansão, e teve as primeiras lojas inauguradas na Bélgica em 1992, na Áustria em 1994 e na França em 1998, alem firmar posição em seus antigos mercados. Em 1998 a rede ganhou mais um canal de vendas com o lançamento do seu e-commerce. No ano 2000 a marca ingressou no mercado espanhol e americano (sua principal loja fica localizada na esquina da Rua 51 com a Quinta Avenida). Em 2004 foi inaugurada a primeira loja no Canadá, e pouco depois uma em Dubai, na Ásia, e uma no Kuwait, impulsionando mais ainda o seu processo de expansão global.

Em 2008 a H&M obteve o melhor resultado em toda a sua historia, mas o seu crescimento não parou por ai: em 2009 rede inaugurou 225 novas unidades em todo o mundo.

Todos os produtos da marca, incluindo as coleções femininas, masculinas, adolescentes, crianças, bebês e cosméticos são renovados constantemente.

A rede não fabrica nenhuma peça, eles produzem tudo em fornecedores terceirizados (metade fica na própria Europa e a outra metade na Ásia), mas em compensação todo o conceito e o desenho dos produtos são concentrados no escritório central da empresa, que fica em Estocolmo. As coleções são criadas por uma equipe de 120 designers chefiados pela estilista e editora criativa Margareta Van Den Bosch, que dedicam-se a passar para as roupas e acessórios as tendências que estão em destaque nas passarelas, nas ruas e até em shows e televisão.
Nos últimos quatro anos a H&M fechou parcerias com alguns estilistas internacionais para colaborações únicas e exclusivas: Karl Lagerfeld, Stella McCartney, Viktor & Rolf, Roberto Cavalli, Jimmy Choo, Lanvin e Donatella Versace são alguns dos nomes que que trabalharam com a empresa nesses últimos anos. Uma outra inovação da marca foi uma linha completa desenhada pela Madonna, que se chama “M by Madonna” e reflete o seu estilo intemporal, único e glamuroso.

Mas afinal, qual a importância disso tudo? Bom, para quem se interessou pela marca, o bom disso é que ela está chegando no Brasil, para a felicidade de todos.

Segundo um artigo da Brasil Econômico a marca já deu os seus primeiros passos para vim ao Brasil: esta montando um time de executivos, todos vindo da concorrência, e entre eles está Flavio Ramos (presidente da Riachuelo).
O melhor de tudo é que os preços da marca são realmente muito acessíveis, e não é à toa que a rede vem para concorrer com lojas populares, como a Riachuelo e Renner.. Seria uma Zara mais em conta. Quem não vai adorar isso?

As roupas além de serem baratas são lindas, com modelos incríveis:

* Todos os preços estavam em dólares no site da loja, eu os converti para real por uma ferramenta do Google, portanto os preços são com os valores aproximados.

E vocês, o que acharam das roupas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.