22 de Julho de 2017

Entenda a Estrutura do fio de Cabelo e suas três partes importantes

Hoje iremos explicar a estrutura do fio de cabelo e suas três partes importantes. Você também irá saber qual a função da queratina e como o brilho é gerado. Confira!

O cabelo cresce a partir dos folículos pilosos ou bulbos capilares. Sendo constituído principalmente cerca de 88% de proteínas. Essas proteínas são de um tipo fibroso e firme, conhecido como queratina.

O fio de cabelo, da raiz à ponta é constituído por três parte importantes, são elas a Cutícula, o Córtex e a Medula.

Estrutura do Fio de Cabelo

 

Conheça as três partes importantes da estrutura do fio de cabelo

 

Cutícula

Camada mais externa da fibra capilar. Formada por escamas sobrepostas que lembram as escamas de um peixe, tem a função de proteger o fio e é responsável pelo brilho e pela maciez. A cutícula pode sofrer agressões externas (sol, vento, chuva, poluição, cloro e outras substâncias presentes, principalmente, na água da piscina), mecânicas (escovar e pentear) e químicas (alisamento, relaxamento, permanente, colorações e reflexos).

 

Córtex

Representa cerca de 90 % da fibra e é formado quase totalmente por proteínas (principalmente queratina) e grânulos de melanina (pigmento que estabelece a tonalidade do cabelo. Além disso, garante elasticidade ao fio e define sua forma: liso, anelado ou étnico.

 

Medula

É a parte mais interna do fio, sobre a qual pouco se conhece. Até mesmo sua função ainda não foi descoberta.

 

Entendendo a estrutura dos fios

 

Queratina

A queratina é a principal proteína, constitui 80% dos fios e faz as ligações da fibra capilar. Dá uma estrutura tridimensional que confere resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. Na parte mais externa dos fios, há uma cutícula, uma camada de escamas protetoras, que, sem cuidados, vai se tornando áspera e enfraquecida. Então ela acaba não retendo água nem queratina; o cabelo fica poroso e não brilha.

 

Brilho

O brilho nada mais é do que uma reflexão da luz em superfícies lisas, mas você já deve ter visto vários cabelos cacheados muito bem tratados e tinham um brilho fora do comum. Isto porque a superfície lisa a que nos referimos não é em relação à estrutura (lisa/cacheada) e sim à porosidade dos fios (escamas abertas ou fechadas).

 

Aspecto encaracolado

A estrutura dos fios (HS-SH) se dá devido ao fato da queratina interagir entre si através de pontes de hidrogênio, ligações muito fortes, que ocorrem entre os S de uma molécula e o H de outra. A falta de disponibilidade de hidrogênio faz com que a competição por esse material aumente, causando um torcimento da fibra em torno de seu próprio eixo, dando o aspecto encaracolado.

 Cabelo Gisele Bundchen

 

Espero que tenham gostado da explicação!

Beijos Beijos e até a próxima!  :tchau:

2 Comentários

  • Responder
    Maria
    13/04/2017

    Amei a aula quero mais

  • Responder
    Eliane
    13/03/2015

    Amei as informaçoes. E sempre bom aprender mais.