25 de Setembro de 2017

Dicas de receitas caseiras para limpeza de pele

Já falamos em outros posts que os cuidados com a pele devem ser diários, é protetor solar, hidratação, limpeza e muito mais. E quem disse que para ficar com uma pele linda e saudável é preciso viver no salão ou em clínicas de estética?  Com dicas de receitas caseiras para limpeza de pele você pode fazer em sua casa mesmo!

Dicas de receitas caseiras para limpeza de pele

O primeiro passo é separar o material necessário para a limpeza, normalmente você vai precisar de um elástico de cabelo ou uma touca plástica, camomila, uma toalha de rosto limpa, um recipiente, algodão, um tônico fácil, sabonete e uma máscara facial.

Passo 1: Prenda os cabelos para facilitar todo o processo. Lave o rosto com um sabonete apropriado para sua pele, os neutros são os coringas nesse caso e são válidos para qualquer tipo de pele.

Passo 2: Esfoliação leve, pode ser feita com um produto específico ou com um esfoliante preparado em casa mesmo. Confira as receitas:

Para pele mista e oleosa

Ingredientes

Duas colheres de sopa de aveia triturada
1 colher de chá de fubá fino
1 colher de sopa de mel
Meia maçã, sem casca e cortada em pedaços

Como fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador, adicionando os pedaços de maçã por último até conseguir um creme homogêneo. Passe a mistura no rosto com movimentos suaves e circulares. Depois é só enxaguar com água morna.

Essa receita ajuda a remover o excesso de sujeira e resíduos que ficam na pele, o suco da maçã tonifica e conforta a pele, deixando-a com um aspecto renovado.

Pele seca ou normal

Ingredientes

Cinco morangos lavados
1 colher e meia de chá de bicarbonato de sódio
1 ovo
1 colher de sopa de iogurte de baunilha
40g de amêndoa com pele

Como fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador, adicionando as amêndoas no final até obter uma mistura homogênea. Passe o creme no rosto com movimentos suaves e circulares. Depois é só enxaguar com água morna.

Nesse caso os morangos funcionam como adstringente, o bicarbonato de sódio serve como limpador, as amêndoas farão a esfoliação e a combinação de iogurte e ovo vai amaciar a pele.

Passo 4: Ferva cerca de meio litro de água, coloque em um recipiente e adicione dois saquinhos de chá de camomila. Coloque seu rosto perto do vapor e cubra sua cabeça com a tolha, você vai fazer uma espécie de sauna. Procure ficar no vapor por 5 minutos e não mais que isso, pois o calor estimula a ação das glândulas sebáceas e pode deixar sua pele oleosa. Esse processo serve para a pele “respirar” e ajuda a abrir os poros.

Passo 5: Depois da “sauna” você deve lavar bem o rosto e aproveitar que os poros estão abertos para retirar algum cravo ou espinha que tenha. Tome bastante cuidado nessa parte para não piorar a situação fazendo com que a espinha infeccione ainda mais ou deixando manchas e até cicatrizes na pele. A dica é limpar bem as mãos e envolver os dedos no algodão. Procure espremer suavemente e tirar o cravo ou a espinha por inteiro.

Passo 6: Agora você deve aplicar um adstringente ou um hidratante indicado para o seu tipo de pele.

Passo 7: Para finalizar a limpeza, aplique uma máscara secativa específica para o seu tipo de pele ou escolha uma das receitas caseiras abaixo:

Para pele oleosa: Bata uma clara em neve e misture uma colher de sopa de mel. Passe no rosto e deixe agir por 15 minutos antes de enxaguar.

Para pele mista: Misture uma banana e meio abacate até obter um creme, aplique no rosto e deixe por 20 minutos. Depois é só enxaguar com água fria.

Para evitar as espinhas: Misture três colheres de aveia com uma colher de mel e aplique na pele em movimentos circulares

Sem Comentários