Como disfarçar e tratar os defeitos do pescoço

A pele do pescoço é ainda mais sensível e fina que a do rosto e por isso rugas e marcas da idade aparecem muito mais fácil. Além disso, ao que parece, essa região é um grande desafio para os cosméticos, pois não há muitas opções de tratamentos específicos e a maioria dos casos é tratada com procedimentos cirúrgicos. Os cuidados básicos são parecidos com a pele do rosto, ou seja, o uso diário de protetor solar e hidratante adequado ao seu tipo de pele. Você deve fazer a limpeza e usar um tônico no pescoço assim como faz no rosto. Além disso, uma alimentação balanceada, evitar o cigarro e praticar atividade física regularmente contribuem para garantir uma pele saudável como um todo, inclusive a do pescoço.

Mas e se a área do pescoço já está dando sinais de envelhecimento e está te incomodando, o que fazer? Antes de qualquer processo, procure um especialista. Ele poderá avaliar a situação da pele e indicar qual é o tratamento mais adequado. Além das cirurgias, há alguns medicamentos que previnem e melhoram as linhas de expressão e as rugas do pescoço e do colo: retinóides – estimulam a renovação das células e aumentam a elasticidade; alfa-hidroxiácidos; polihidroxiácidos – favorecem a produção e concentração de colágeno; e as vitaminas – agem como antioxidantes, regeneradoras. Já para os casos mais avançados, as opções cirúrgicas são:

Lifting parcial: é realizada para retirar a pele flácida na altura da mandíbula, ele acaba com a pele flácida do pescoço e com as rugas. Sua realização é indicada para pessoas na faixa dos 40 e 60 anos de idade e pode ser feito com anestesia local ou geral, dependendo da complexidade do procedimento. O lifting praticamente deixa cicatrizes quase imperceptíveis e a cicatrização deve ter mais atenção no caso de fumantes. Depois da cirurgia é comum que haja inchaço e dores, controlados com medicação prescrita pelo seu cirurgião. Os curativos são removidos de 1 a 5 dias e os pontos de 5 a 7 e você deve evitar atividades físicas por aproximadamente um mês.

Lipoaspiração: é realizado para retirar a gordura da papada na região do pescoço, dura normalmente menos de uma hora e é feita com anestesia local e sedativos. A cicatriz nesse caso é imperceptível e os pontos são retirados em uma semana, sessões de drenagem linfática facial são recomendadas e é necessário evitar a exposição ao sol. De acordo com o cirurgião plástico Ruben Penteado, a lipo fácil não é indicada para qualquer gordurinha, ele conta que é recomendada para pacientes que não perdem a gordura do local, mesmo emagrecendo. E as pessoas que possuem grande acúmulo devem combinar outras técnicas à cirurgia.

Além das cirurgias, é possível utilizar aplicações de botox. As injeções atuam no platisma, que é o músculo que desce da mandíbula até o colo. Com o tempo esse músculo fica mais evidentes e acaba puxando a pele do pescoço para baixo, formando a papada e rugas. O botox faz com que o platisma relaxe e não provoque mais rugas. É importantíssimo que esse procedimento seja feito por profissionais qualificados, pois a região é muito sensível e se a aplicação foi malfeita pode provocar problemas motores e até alterações na sensibilidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.