20 de Setembro de 2017

Como controlar a caspa?

Como controlar a caspa? Para isso vamos conhecê-la melhor.

A caspa como é mais conhecida à dermatite seborreica. Seborreia ou eczema é uma afecção que normalmente aparece nas partes do corpo onde há maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou se há um fungo chamado Pityrosporum ovale, acontece principalmente no couro cabeludo. Ela começa com vermelhidões na pele, que acaba por descamar e provoca coceiras. Além do couro cabeludo ela também pode aparecer nas sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás das orelhas, no peito, nas costas, axilas e virilhas.

Como controlar a caspa?

 

É comum também em bebês, conhecida como crosta láctea, que forma escamas gordurosas bem grudadas ao couro cabeludo da criança ou mesmo na região que fica em contato com as fraldas. É algo não contagioso e que pode ocorrer em homens e mulheres, sem nenhuma causa exatamente definida. Fatores como frio, transpiração, alterações hormonais, alimentação, estresse e falta de higiene aumentam a probabilidade dela se manifestar.

As pessoas que sofrem com o problema sabem o quanto é desagradável, pois além da coceira que ela causa, ficam aqueles pontinhos brancos na roupa. Usar camisas, jaquetas ou qualquer vestimenta preta nem pensar! Como a caspa é algo crônico, que ora melhora, ora agrava, é preciso cuidar constantemente. A primeira etapa do tratamento é cuidar da higiene dos cabelos e usar um shampoo anti-caspa. Você deve usá-lo diariamente até que sinta que a caspa está controlada, depois disso você pode passar a aplicar o anti-caspa de duas a três vezes por semana. É necessário que deixe o shampoo agir em seu couro cabeludo por pelo menos cinco minutos antes de enxaguar.

lavar bem os cabelos para tirar caspas

 

Caso o problema não diminua, é preciso procurar um dermatologista, pois ele poderá descobrir a causa e receitar um shampoo com a composição adequada para o seu caso. Produtos a base de sulfato de selênio, zinco, piridine, corticoides, ketoconazoil e octopirox estão sendo muito usados no tratamento em shampoos e vem apresentando bons resultados. O selênio é um agente que combate fungos, já o zinco é um elemento que fortalece o cabelo e previne a queda.

Além de usar o produto adequado, é importante lavar os cabelos com frequência, isso elimina resíduos, como poluição, poeira e ajuda a retirar a oleosidade excessiva do couro cabeludo. Uma dica é fazer uma massagem capilar, que estimula a circulação, é ótima para auxiliar na regulação da oleosidade e é um ótimo método relaxante. Ao lavar os cabelos utilize água fria ou morna, tente secá-los bem após a lavagem, não prender ou dormir com eles molhados, pois a umidade favorece o aparecimento de fungos. Procure também manter seus pentes e escovas limpos.

Outros cuidados são úteis para ficar longe da caspa ou controla-la: procure controlar o seu nível de estresse, fazendo atividades físicas, relaxando e em casos mais graves procurando um especialista; faça uma pausa no uso de produtos como laquê, mousses, tinturas e outros cosméticos; tenha uma alimentação saudável, com alimentos ricos em zinco, vitamina B e ácidos graxos. Um ótimo aliado é o alcatrão, os shampoos a base dele são muito eficazes, por outro lado possuem um cheiro muito forte, podem manchar o couro cabeludo e causar irritação na pele. Se decidir usar o produto, compre também um condicionador à base de rinse, que ajuda a eliminar o cheiro forte.

Outra dica é com gengibre!

Você vai precisar de:

 gengibre;

•  uma colher de chá de óleo de gergelim;

 uma colher de chá de suco de limão.

Rale o gengibre em cima de um paninho de trama bem solta e esprema bem até conseguir uma colher de sopa de suco de gengibre. Então é só misturar com o óleo de gergelim e com o limão.
Passe a mistura no couro cabeludo e deixe secar. Assim que secar, é só lavar o cabelo normalmente com shampoo. Refaça o processo três vezes por semana até se livrar da caspa.

 

Beijo Beijo meninas!

Até amanhã!

 

 

Sem Comentários