15 de Dezembro de 2017

Comidas que parecem saudáveis mas não são

Hoje em dia todo mundo sabe que pega bem dizer que você não toma refrigerante, come barras de cereais todo dia e chocolate, só diet. Se você é assim, você pode estar cometendo um grande erro, pois muitos alimentos são bem menos saudáveis do que nós imaginávamos. Confira cinco exemplos na lista a seguir: Comidas que parecem saudáveis mas não são

Misturas Prontas para Sopas

Comidas que parecem saudáveis mas não são

Por que parece saudável?
Uma sopa quente parece ser a melhor comida do mundo quando ficamos meio adoentadas. Cozinhar legumes e ferver a água demora muito? Talvez as misturas prontas – as famosas sopas de ‘pozinho’ – resolvam o problema.
Por que não é?
Apesar da praticidade, as misturas de sopa têm gorduras e conservantes de sobra, além de muito sódio. Em alguns casos, uma única porção pode ultrapassar a quantidade diária recomendada do mineral. E isso não é nada bom.
“A longo prazo, esse produtos podem causar problemas do coração, hipertensão e diversos tipos de câncer”, diz Lenycia Neri, diretora da Nutri4Life Consultoria em Nutrição. Não é de se admirar que órgãos como o Ministério de Saúde e a OMS tenham feito campanha contra as sopas de pozinho.

Ketchup

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Por que parece saudável?
Há quem acredite que, por ser feito a partir de tomates, o ketchup não faça tanto mal assim.
Por que não é?
Sim, o ketchup vem do tomate – e herdou da fruta algumas coisas boas, como o licopeno, um poderoso antioxidante. Mas, por outro lado, as receitas exageram no nível de açúcar e sal para padronizar o sabor e estender o tempo de validade do produto. E é claro, açúcar e sal em excesso, não fazem bem.

Chocolate Diet

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Por que parece saudável?
Basicamente, a lógica é que se o chocolate é diet, ele tem menos açúcar e, portanto, menos calorias.
Por que não é?
Os alimentos diet são aqueles em que há retirada de algum ingrediente da formulação, sendo o mais comum o açúcar. Mas isso não quer dizer que eles são necessariamente mais saudáveis. Com a retirada de um dos ingredientes, outro pode aparecer em maior quantidade para que o alimento não perca o sabor. No chocolate diet, retira-se o açúcar, mas a quantidade de gordura é maior que no chocolate tradicional. No fim das contas, neste caso o diet acaba tendo um valor calórico maior que o do tradicional.

Sucos de Frutas

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Por que parece saudável?
Todas nós sabemos que frutas são saudáveis, mas sucos são muito mais fáceis de carregar e não estragam se você esquecer a caixinha fechada na despensa por semanas. Afinal, é tudo a mesma coisa.
Por que não é?
O problema está na quantidade de açúcar na receita. Não faz diferença se for néctar, suco de caixinha ou em pó – todos podem ser ricos em açúcar, ter muitos conservantes e corantes e não ter todas as vitaminas encontradas na fruta. Aliás, até os sucos ditos ‘naturais’, ‘com 100% de fruta’ estão na lista negra. Um “suco natural” industrializado, por exemplo, pode ter até duas colheres de açúcar para cada 200 mililitros. Nosso corpo não é adaptado para suportar doses cavalares como essa o tempo todo.

Barras de Cereais

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Por que parece saudável?
Tem pedaços de frutas, vitaminas, proteínas e muitos sabores para escolher. E as fibras fazem bem para o funcionamento do intestino.
Por que não é?
Existem barras de cereais saudáveis. Mas nem todas são. Os vilões você já conhece: o açúcar em excesso e a gordura saturada. Fica ainda pior quando você percebe que nem todas as barras têm fibras.
Da próxima vez, preste atenção nas informações nutricionais e na lista de ingredientes que estão na embalagem. Prefira sempre as barras com maior teor de fibras, menos gordura e mais frutas e grãos integrais. Além disso, outra dica é variar, comendo outros alimentos como lanches entre as refeições.

Fonte: Superinteressante

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