21 de Novembro de 2017

CheckUp da pele antes do verão


Com o verão chegando os cuidados com a pele devem ser redobrados, antes de começar a trabalhar o bronzeado é importante avaliar a sua pele e estar atenta às recomendações para evitar qualquer tipo de problema como manchas, envelhecimento e até mesmo o câncer de pele. Um exame dermatológico é super recomendado, com a ajuda de um médico especializado você poderá checar sua pele e se prevenir para doenças futuras. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, um em cada quatro diagnósticos da doença está relacionado à problemas com a pele. Em média, são diagnosticados cerca 100 mil novos casos de câncer de pele por ano.
Além dessa consulta médica para avaliar a sua pele, seguem algumas dicas de cuidados para que você possa manter sua pele linda e saudável no verão.

Filtro solar: você deve usar o filtro solar no rosto e nas mãos todos os dias, inclusive naqueles em que o sol quase não aparece!

Aplique o produto pela manhã para passar o dia, ele deve conter no mínimo um fator de proteção 15. Para o corpo depende de onde você está, na praia recomenda-se usar fatores maiores, a partir do 20, e não dispense um fator mais baixo para o dia-a-dia na cidade. Especialistas indicam que a aplicação seja feita 20 minutos antes da exposição ao sol e antes de sair pra praia ou pra piscina, fazendo isso em casa em frente ao espelho é mais fácil proteger todas as áreas. Além disso, a eficácia do produto é maior quando a pele está sem água, areia ou suor. A quantidade de protetor é bastante importante para garantir a sua proteção, para o rosto, pescoço, pés e mãos use o equivalente a dois grãos de feijão, para pernas, coxas, braços e tronco use uma quantidade que chegue a uma colher de chá para cada uma das partes. Lembre-se de evitar o sol entre as 10 e as 16 horas e procure se proteger também com bonés, chapéus e óculos.

Hidratação: no verão o calor aumenta a perda de água pela transpiração, seu corpo pode perder até dois litros de água no dia. Por isso é importante beber muita água, para diminuir os ricos de desidratação. Nosso corpo não faz reserva de água e o indicado para um adulto é ingerir de 2 a 2,5 litros de água por dia. Você também pode abusar de isotônicos, água de côco e sucos naturais.
Tratamentos de pele: alguns produtos são muito forte e tratamentos devem ser alterados no verão. Os esfoliantes não são recomendados, pois afinam a pele e a deixam mais vulnerável quando exposta ao sol, mesmo com o uso de filtro solar o produto pode ocasionar o aparecimento de manchas. Os produtos a base de ácidos devem ser usados com moderação, o ideal é parar o tratamento durantes viagens ao litoral e só retomar depois. Os peelings devem ser feitos de forma mais branda, com ácidos menos agressivos. A limpeza de pele diária é mais indicada para as peles oleosas, pois o uso de protetor solar tende a obstruir os poros e aumentar as chances de acne. Outra dica bacana é evitar banhos quentes, porque ressecam muito a pele.
Cremes hidratantes: opte por produtos específicos para o seu tipo de pele, as peles secas devem usar hidratantes mais cremosos, já as oleosas tem que dar preferência aos que não têm óleo, os chamados oilfree, gel ou gel creme. No caso de peles mistas a dica é usar emulsões. A pele dos pés merece uma atenção especial, pois costumar ressecar e até ter rachaduras no verão, por isso use sapatos abertos e passe uma lixa no banho para tirar o excesso de pele, não esqueça do hidratante na sequência. Cremes que contêm ureia, vitamina E, óleo de amêndoas, aveia, silicone, extratos de camomila e calêndula são ótimos também porque retêm água e impedem a desidratação.

Alimentação: a alimentação adequada é fundamental em todas as épocas do ano, mas no verão tem uma propriedade especial que é a manutenção do bronzeado. O conhecido beta caroteno presente em alimentos alaranjados como o mamão, damasco e cenoura é um ótimo aliado ao bronze. Além disso, alguns alimentos também ajudam na proteção contra o sol, de acordo com a nutricionista Daniella Galego – do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, os alimentos coloridos como os citados acima e folhas verde-escuras, como rúcula e espinafre aumentam a pigmentação da pele e por isso são muito recomendados. Para a proteção coma muito tomate, melancia, frutas cítricas, grãos, peixes e também tome muito chá verde. O chá verde, inclusive, protege contra o câncer de pele e ajuda a diminuir a vermelhidão.

Sem Comentários