25 de Setembro de 2017

9 Formas de driblar a vontade de comer doce

Se por um lado no inverno temos a chance de abusar dos looks sóbrios e luxuosos, nos sentirmos mais perfumadas e com a peleótima, por outro lado…sair da cama é um sacrifício, malhar então…uma tortura, e a gula, uma verdadeira loucura.

lei-fashion-sobremesa-doce-pave-sonho-de-valsa-650x350

Temos vontade de comer o mundo inteiro, e todo recheado de chocolate, porque doce acaba virando uma tentação constante! E com você, é assim também? Hummm…então não se sinta sozinho nessa, mas saiba que existem algumas maneiras de driblar essa tentação, já sabendo que se tem uma coisa que o inverno faz como nenhuma outra estação, é aumentar nosso apetite, mas, vamos combinar, um pecadinho por dia não vai arruinar o seu plano de colocar aquele biquíni incrível, pelo contrário, comer uma porção diária vai até evitar que o desejo pelo açúcar vire compulsão.

 

1. A sobremesa certa

Bateu aquela vontade de se jogar num docinho? Ok, nada de subir pelas paredes e nem se sentir culpada, afinal, no inverno sentimos mais fome mesmo, porém, a dica é optar por doces com castanhas ou frutas, pois as fibras e gorduras boas diminuem a velocidade da absorção do açúcar, então, a glicose é liberada no sangue aos poucos, controlando o desejo e evitando os terríveis ataques.

Experimente aquecer frutas no microondas, como a banana e a maçã, a banana possui triptofano que é precursor do neurotransmissor serotonina, responsável pelo bem-estar e pela saciedade, e com o aquecimento a reação é potencializada e o sabor doce aumenta, e depois acrescente um pouco de canela em pó, pois ajuda a controlar a glicemia, além, claro, de deixar o doce mais gostoso ainda.

 

2. Faça você mesma

Tente preparar você mesma sua sobremesa, então, faça trocas mais leves e em versões mais magrinhas, por exemplo, a margarina, o leite e o açúcar pelas versões magras, assim, estará reduzindo bem as calorias.

Uma boa pedida para os momentos de muito desejo por doce, é bater uma gelatina já pronta com um iogurte light, assim, estará matando a vontade louca pelo açúcar e não colocará a dieta a perder, se quiser adicione nozes ou castanha, pois consumidas com moderação, nozes, castanhas e amêndoas ajudam a emagrecer, além de proteger o coração e combater o envelhecimento.

 

3. Sabor mais acentuado

Você é chocólatra? Ok, mas dá para driblar a vontade de cair com tudo no brigadeiro. Como? Investindo no meio amargo. O chocolate meio amargo tem propriedade antioxidante e não contém açúcar, que é o que estimula a vontade de comer mais. Além disso, o sabor mais acentuado deixa você satisfeita com uma porção menor.

E não é só isso, o chocolate meio amargo é rico em flavonoides que tem poder antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e além disso, a ingestão de flavonoides se mostrou eficaz no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Uma outra dica é investir numa mousse de limão ou até numa torta de limão, pois o azedinho do limão dão essa mesma sensação.

 

4. Fondue contemporâneo

Nada de passar privação, quem disse que não pode comer um maravilhoso fondue de chocolate? Esse contemporâneo tem calda espessa de chocolate amargo, e é servido em temperatura branda com espetinhos de morango, manga e uva, geleia de pimenta ou gengibre.

 Fondue-com-Chocolate-ok

 

5. A hora mais propícia

Para quem não sabe, depois do almoço, comer um doce como sobremesa, engorda menos, pois as fibras presentes na refeição reduzem a absorção do açúcar. Outra dica é comer uma hora antes de fazer exercício, já que as calorias serão usadas na aula.

 

 

6. Congele os doces

Sabe aquele ditado, o que os olhos não vê, o coração não sente??? Pois então, quando preparar, ganhar ou comprar um doce, tipo uma torta, bolo, ou até mesmo quando abrir uma barra de chocolate, experimente comer um pedaço e congelar o restante, pois é, acredite, longe dos olhos, longe da tentação…dificulte ao máximo o acesso para controlar os ataques.

 

 

7. Olfato

Use e abuse desse sentido, pois, acredite, isso funciona, boa parte do que pensamos que é o gosto de um alimento na verdade é o cheiro. Na hora de ativar os receptores do cérebro que respondem pelas emoções, como a sensação de bem-estar conferida pelo açúcar, o olfato é mais eficiente que o paladar. Funciona como se estivessem enganando o cérebro, fazendo-o achar que o doce já foi ingerido e inibindo a vontade de comer mais.

 

8. Masque chiclete

O chiclete pode ser um grande aliado nessas horas, porém, claro, prefira a versão sem açúcar. Invista num refrescante chiclete de sabor hortelã, mascar chiclete estimula a serotonina, reduzindo a fome e deixando você menos ansiosa.

 

9. Apele para os florais

Ok, você tentou todas as opções acima e, mesmo assim, se acha capaz de assaltar uma Delicatessen para conseguir um simples docinho, bem, então talvez esteja na hora de recorrer a aromaterapia. O Roll-on Diet Aid, da Tisserand, promete proporcionar saciedade por mais tempo, e possui aroma tão doce e exótico como o do chocolate, ajuda a combater a perda de motivação e confiança e suaviza o desconforto digestivo.

 

img_4548

Sem Comentários