21 de Outubro de 2017

27 de Novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

“Nos últimos 20 anos, o risco de uma pessoa adquirir um câncer aumentou e foi somente em 1979 que o Instituto Nacional de Câncer identificou esta taxa de risco”.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado com o intuito de aumentar o conhecimento da população sobre os tratamentos e prevenção da doença. No dia 27 de novembro serão veiculadas campanhas de conscientização popular a fim de demostrar a importância das entidades e programas que colaboram com a luta contra o câncer em seus diversos tipos.


Prevenção

Praticar exercícios e fazer uma alimentação balanceada é uma das melhores prevenções contra o câncer, mas para saber se está fazendo tudo certo é recomendável fazer exames de rotina e se informar o que deve ou não comer.

 

Você que é mulher a partir do 20 anos já deve fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero e o autoexame de mama. Aos 40, uma mamografia de controle e a partir dos 50 anos, a uma anual.

 

Homens deve fazer o exame de próstata a partir dos 40 anos. E homens e mulheres com mais de 50 anos devem solicitar exame de sangue oculto nas fezes.

 

Pare de fumar: Inalar essa fumaça é uma das principais causas de câncer de pulmão.

 

Previna-se: Na hora do sexo, use preservativo e não corra o risco de contágio com o vírus da AIDS .

 

Evite muita exposição ao sol, use protetor solar, óculos com proteção UV e de preferência tome sol antes das 10 da manhã e depois das 2 da tarde.

Para mais informações visite o site do SESI.

Sem Comentários